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Como definir metas alcançáveis em uma organização

Definir metas é essencial para o progresso de qualquer organização. Estabelecer metas impulsiona tanto você quanto sua equipe a ter o melhor desempenho e a expandir suas habilidades. Líderes de equipe e diretores de empresas orientados para os objetivos permitem que uma organização execute seu potencial real. Para que uma meta seja alcançável, ela deve ser específica, mensurável, possível, realista e baseada em tempo. Com esse método, você define uma meta clara quanto a seu significado e facilmente compreensível.

Instruções

Metas definidas claramente contribuem para o sucesso de uma organização (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Seja específico ao definir sua meta. A meta deve afirmar claramente o que você deseja alcançar e quem são as pessoas responsáveis pela realização, assim como de que modo você deve alcançar a meta e onde e quando ela deve ser alcançada. Descreva a razão pela qual a meta é importante para a equipe e a organização e o que seria a última realização da meta. Todas essas questões podem não ser aplicadas a todas as metas, mas é essencial procurar respostas para essas perguntas, a fim de criar uma meta que seja a mais específica possível.

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  2. Defina uma meta que você possa medir. O resultado final, assim como os marcos intermediários, devem ser mensuráveis. Uma meta mensurável deve conseguir responder às seguintes questões: quanto custa, quantos e com que frequência. Definir marcos mensuráveis permite que você mantenha o seu progresso na direção correta. Assim, sua meta pode ser gerar uma receita de R$ 60 mil anualmente para a empresa. Dividindo-a em marcos mensuráveis, digamos R$ 5 mil por mês, você tem uma área mais estreita de foco no qual você pode concentrar seus esforços claramente. Uma meta de R$ 5 mil por mês é mais fácil de visualizar e, por consequência, mais realizável.

  3. Analise se suas metas são realizáveis. Veja se você próprio acredita que a meta seja alcançável. Se não está convencido de que a meta é possível, você não pode esperar que os outros acreditem nisso. É igualmente importante que os membros da sua equipe acreditem que a meta é alcançável, senão você não pode esperar que eles se esforcem incondicionalmente a fim de alcançá-la. É igualmente destrutivo se você limita a sua meta com base na opinião de outras pessoas sobre o que é alcançável e o que não é. Analise os pontos fortes e fracos tanto de si próprio quanto da sua equipe e decida o que é alcançável e o que não é.

  4. Assegure a relevância de suas metas. Suas metas devem se alinhar à missão, à visão e aos valores da sua organização, assim como a seus próprios objetivos a curto e a longo prazo.

  5. Estabeleça um prazo para as suas metas. Um prazo para alcançar as metas evita procrastinação e serve como um motivador.

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Referências

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