Como definir o ponto da ignição em um Civic
piston de scooter image by Vetea TOOMARU from Fotolia.com
A gasolina queima de forma relativamente lenta. Não é a explosão que imaginamos, mas uma queima lenta e controlada. Conforme o combustível do carro queima, os gases quentes aumentam de pressão e se expandem até que o pistão seja forçado cilindro abaixo. Para obter o máximo de potência e uma combustão completa, a ignição deve ocorrer antes do pistão alcançar a posição mais alta. Este momento é chamado de ponto básico da ignição. Definir o ponto básico da ignição de um Honda Civic é relativamente fácil.
Step 1
Prepare-se para fazer o ajuste. Ligue o motor e deixe ele rodar até chegar na temperatura ideal de operação. Com ele ligado, encontre o painel que fica na posição do pé do passageiro e ache um conector de dois fios que fica logo atrás e acima dele. Pode ser meio difícil de achar, mas ele está lá. Quando o ponteiro da temperatura do motor chegar na posição normal, desligue o motor e coloque um fio ligando os dois fios do conector. Isso desliga o controle eletrônico do ponto de ignição, fazendo o motor trabalhar no ponto básico.
Step 2
Ligue uma luz de ponto de ignição na bateria e no cabo de vela número um, que é o cabo de vela que fica mais perto da parte frontal do motor. Alguns conectores de luz de ponto possuem uma seta que indica o lado que deve ficar virado para a ela, oriente-o corretamente.
Step 3
Ligue o motor e mire a luz de ponto para a marcação da tampa da correia dentada, perto da polia do virabrequim. Aperte o botão para iniciar a luz estroboscópica e olhe para as marcações da polia e da tampa. Elas devem estar alinhadas quando a luz pisca. Existem três marcações uma perto da outra. A do meio significa que o cilindro está a 16 graus do topo, que é o ponto básico especificado pelo fabricante. Se as marcações não estiverem alinhadas na hora que a luz piscar, solte os dois parafusos que prendem o distribuidor no cabeçote e gire-o enquanto observa as marcações. Quando elas estiverem alinhadas, aperte os parafusos novamente e desligue o motor.
Step 4
Tire o fio de conexão do conector de dois fios. Recoloque o painel do pé do passageiro e teste o carro para ver se ficou bom.
Mais Artigos
Como limpar um sensor MAP da Honda→
O que significa o símbolo de um raio no painel de instrumentos de um Dodge Charger?→
Como testar a energia de um painel solar com um multímetro→
Como consertar um exaustor para banheiro que não funciona mais→
Como verificar o relé da bomba de combustível→
Resolução de problemas do ar condicionado de um Jeep Grand Cherokee→
Sobre o Autor
Lee Sallings is a freelance writer from Fort Worth, Texas. Specializing in website content and design for the automobile enthusiast, he also has many years of experience in the auto repair industry. He has written Web content for eHow, and designed the DIY-Auto-Repair.com website. He began his writing career developing and teaching automotive technical training programs.
Créditos Fotográficos
piston de scooter image by Vetea TOOMARU from Fotolia.com