Como defumar pimentas em churrasqueiras

••• hot red chili pepper image by Elena Moiseeva from Fotolia.com

A pimenta jalapenho defumada é conhecida como uma pimenta chipotle. Assim como qualquer outro alimento, o processo de defumar pimentas envolve calor indireto. O processo de defumação infunde sabor e seca as pimentas, ao contrário de cozinhá-las. Você sempre deve iniciar o processo de defumar com uma grade limpa, pois resíduos de alimentos previamente grelhados podem afetar o sabor das pimentas. Além de usar carvão, madeiras como de carvalho, nogueira e pecã também funcionam no processo.

Passo 1

Lave as pimentas jalapenho com água fria. Elas contêm sementes e veios brancos, que são o que faz com que a pimenta fique muito picante. Se preferir suas pimentas menos picantes, corte-as ao meio e retire as sementes e veios.

Passo 2

Siga as instruções de preparação da embalagem das peças de nogueira, carvalho ou pecã. Alguns tipos devem ser embebidos em água antes de serem utilizados.

Passo 3

Retire a grade da churrasqueira e coloque o carvão em um lado da parte inferior da grade. Faça um pequeno fogo com o carvão vegetal seguindo as instruções do fabricante. As pimentas serão defumadas por calor indireto, desse modo, certifique-se que o carvão está confinado a um dos lados da churrasqueira.

Passo 4

Coloque os pedaços de madeira em cima do carvão, e em seguida, coloque a grelha da churrasqueira. Coloque as pimentas na grelha no lado oposto ao fogo. Para defumar adequadamente cada pimenta, não coloque-as muito próximas. O fogo deve ser baixo e não deve entrar em contato com as pimentas.

Passo 5

Coloque a tampa na churrasqueira e abra as entradas de ventilação. Deixe que as pimentas defumem por 16 horas ou até que elas pareçam crocantes e de cor marrom escura.

Mais recentes

×