Como desacelerar o metabolismo

bread image by worklady from Fotolia.com

Quase todo mundo sabe da influência do metabolismo na queima de calorias. Poucos compreendem, no entanto, como o metabolismo realmente funciona e quais medidas devem ser tomadas para alterá-lo da forma pretendida. Responder a essas questões não é tão simples. O metabolismo compreende um grande número de fatores e reações químicas. O que funciona para acelerar ou retardar o metabolismo de uma pessoa não necessariamente funcionará em outra. Mas, se você quer desacelerar seu metabolismo, algumas técnicas costumam ajudar.

Step 1

Reduza a prática de exercícios. Atividades que demandam muito esforço muscular podem aumentar significativamente a queima de calorias, de 50 a 75 calorias por hora. Menor massa muscular resulta em menor queima calórica.

Step 2

Evite alimentos que aceleram o metabolismo. Acrescentar pimenta à comida pode ter esse efeito, assim como comidas ricas em proteínas. Culturas orientais acreditam nos efeitos medicinais, terapêuticos e ativadores do metabolismo do chá verde. Segundo essas teorias, quando a intenção é retardar o metabolismo, pimenta, chá verde e alimentos ricos em proteínas devem ser evitados.

Step 3

Procure consumir alimentos que tenham propriedades para desacelerar o metabolismo. Assim como algumas comidas o aceleram, outras têm efeito contrário. Esses alimentos incluem classes ricas em carboidratos e ácidos graxos.

Step 4

Aumente o consumo de calorias. Assim, o corpo não consegue queimar as calorias e acaba estocando gordura.

Step 5

Coma antes de dormir. Aqueles que tentam perder peso evitam esse hábito por uma razão: o corpo metaboliza os alimentos muito mais lentamente quando se está dormindo. Sendo assim, quanto maior a ingestão de comida nesse horário, menores as chances de as calorias serem queimadas ao invés de estocadas.

Step 6

Durma menos. Um tempo suficiente de sono é necessário para o funcionamento correto do metabolismo.

Step 7

Consuma cafeína. Enquanto muitos acreditam que um pouco de cafeína pode ajudar a acelerar o metabolismo, uma grande quantidade pode apresentar efeito contrário.

×