Quais alimentos são ruins para periquitos?

Os periquitos podem ser uma companhia divertida e amável para humanos

Duncan Smith/Photodisc/Getty Images

Mais de 4 milhões de casas nos Estados Unidos possuíam pássaros como animais de estimação em 2007, de acordo com um registro publicado pela Associação Médica Veterinária Americana. Os periquitos estão entre as raças de pássaros mais populares de se possuir devido as penas coloridas, personalidade e inteligência. Cuidar desse tipo de pássaro envolve dar banho e cuidar das penas, manter um habitat e temperatura ambiental apropriado, contato humano adequado e uma dieta nutritiva. Vários alimentos básicos são essenciais para a dieta humana, mas muitos alimentos não devem ser introduzidos na dieta dos periquitos.

Frutas e vegetais

Algumas frutas e vegetais são benéficos para periquitos, mas muitos tipos não são. As folhas de ruibarbo são perigosas, embora os caules dessa planta possam ser comidos. Apesar de ser segura em quantidades bem pequenas, muita cebola pode ser fatal para esse pássaro. Qualquer porção de abacate é potencialmente fatal, assim como as sementes de damasco ou o pé de pêssego. Outras frutas, como nectarinas, ameixas e peras, são perigosas para esse tipo de pássaro. As sementes de cereja, maçãs e ameixa são igualmente perigosas. Além disso, periquitos são incapazes de digerir batatas cruas, repolho, limões e toranja, então essas frutas devem ser evitadas.

Outras plantas

Consumir serralha, glória-da-manhã, hortênsias, lantana, estramônio e begônias pode ser potencialmente fatal para periquitos. O azevinho, que é uma planta que produz frutinhas bem vermelhas, é prejudicial a esse tipo de pássaro, causando vômito e diarreia. A amarílis, uma planta com flores, causa vômito e diarreia em periquitos, mas também causa perda de apetite, tremedeira e dor abdominal.

Bebidas

Bebidas cafeinadas, como refrigerante, chá e café, não são saudáveis e não devem ser dadas ao periquito, mesmo que em quantidades pequenas. Qualquer bebida que possa conter álcool também é perigosa para periquitos ou outros pássaros. Dê ao animal água limpa e fresca diariamente e não substitua com qualquer outro líquido a menos que seja recomendado pelo veterinário.

Dieta apropriada

A melhor maneira de evitar alimentar o periquito com alimentos perigosos é confiar naqueles recomendados pelo veterinário. Misturas de semente podem ser um bom começo para uma dieta saudável, mas periquitos exigem uma nutrição adicional. Brócolis, espinafre, ervilhas, aveia e macarrão ou arroz cozidos geralmente são seguros e benéficos a esses pássaros. Frutas frescas, como uvas, morangos, laranjas, romãs, mangas e goiabas também podem ajudar a acrescentar nutrientes à dieta de um periquito.

eHow Brasil
×