Como descartar óleo e gordura de cozinha

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Despejar qualquer tipo de óleo ou gordura dentro do ralo pode ser perigoso para suas tubulações. A gordura pode endurecer, causando entupimento – e o esgoto, eventualmente, pode ser expelido por todo o chão da cozinha. É difícil impedir que um pouco vá pelo ralo, mas no geral é melhor dispor de outros métodos para descartar qualquer gordura e óleo de cozinha usados.

Step 1

Se você possui gordura de uma frigideira (digamos, de hambúrgueres ou bacon), pode descartar de duas maneiras diferentes.

A primeira maneira é deixar a frigideira parada até que a gordura endureça e, em seguida, simplesmente eliminá-la com toalhas de papel, jogando as toalhas na lata de lixo.

A segunda maneira é despejar a gordura em uma lata velha (digamos, de vegetais ou de molho de tomate) e, em seguida, deixá-la endurecer. Uma vez que gordura tenha endurecido, basta jogá-la no lixo.

Step 2

Se você usou óleo de fritura (como óleos vegetais), deixe-o esfriar. Em seguida, coloque-o em um frasco de vidro limpo e guarde-o para a próxima vez que for fritar. Caso ele esteja sujo e pronto para ser descartado, simplesmente jogue a garrafa de vidro no lixo.

Step 3

Você também pode descartar pequenas quantidades de óleo ou gordura usados em sacos plásticos seláveis resistentes. Certifique-se de que o óleo esteja totalmente frio antes de colocá-lo na embalagem. Não despeje muito, pois ele pode vazar e causar problemas no aterro sanitário local.

Step 4

Ligue para o seu departamento de resíduos local para ver se ele aceita óleo de cozinha reciclado.

×