Como descascar uma tora

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Se estiver fazendo postes para cerca, criando mobília de toras ou começando uma cabine de tronco, pode ser necessário descascar a madeira que for usar. As vantagens de descascar a tora ao invés de usar a casca num projeto incluem a proteção da madeira contra o ataque de insetos e o aumento da velocidade no processo de secagem. Você pode decidir deixar traços da casca para uma aparência rústica ou descascar completamente para ter linhas mais limpas.

Passo 1

Decida se quer usar uma máquina, como um torno, para descascar as toras, ou se prefere fazê-lo manualmente. Usar o torno gera um tronco praticamente perfeitamente cilíndrico. Enquanto isto pode parecer bom para uma casa de madeira, usar ferramentas manuais é preferido pela maioria das pessoas que trabalha com madeira.

Passo 2

Corte a madeira entre a primavera e o outono usando um serrote. Toras cortadas nesta época são mais fáceis de descascar do que as cortadas no inverno.

Passo 3

Comece o processo usando um descascador de legumes. Esta ferramenta irá remover a maior parte da casca da tora.

Passo 4

Escolha o lado e a espessura da plaina que deseja usar. A plaina remove a casca que sobrar depois de usar o descascador. Baseie sua escolha no tamanho e resistência da tora e em qual tem a pegada mais confortável para você.

Passo 5

Raspe a tora com a plaina para remover o resto da casca. Você pode precisar usar um serrote ou um esmeril para remover os nós. Fazendo isso você pode assegurar que não vai estragar o fio de sua plaina.

Passo 6

Considere o que você está fazendo com a tora. Você pode querer deixar um pouco de casca para dar um visual rústico, mas lembre-se de que se fizer isso, você poderá ter na tora alguns insetos problemáticos para a madeira.

Passo 7

Trabalhe com a plaina até que a tora esteja descascada como deseja.

Mais recentes

×