Como desenhar um átomo

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
O átomo não é a menor parte da matéria. Há partículas menores chamadas "Quarcks", mas ele é uma das formas mais simples de se desenhar em um papel. O refinado modelo de um átomo de Bohr, mostra o núcleo cercado por anéis (ou camadas) de elétrons. Cada camada pode ter uma subcamada.
Como desenhar um átomo
Step 1

BananaStock/BananaStock/Getty Images
Encontre o elemento na tabela periódica.
Step 2

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
Ache o número atômico do elemento. Deve estar no canto superior esquerdo do quadrado onde ele se encontra. Por exemplo, prata (Ag) tem 47 como seu número atômico. Esse número é igual ao número de prótons no núcleo e o de elétrons cercando o núcleo.
Step 3

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Ache a massa atômica do elemento. Deve estar abaixo de sua sigla. A massa atômica da prata é 107.8682.
Step 4
Arredonde o número para cima ou para baixo até um número inteiro, o número de massa. O da prata é 108.
Step 5
Subtraia o número de prótons do número de massa. O restante é o número de nêutrons no núcleo. Para a prata seria 108 - 47 = 61.
Step 6
Desenhe um círculo grande no papel usando o lápis preto.
Step 7
Desenhe círculos menores dentro do grande, um para cada próton e nêutron. Use duas cores diferentes. Ponha um sinal de positivo ("+") nos círculos de prótons.
Step 8
Veja a configuração de elétrons do elemento para saber o número de círculos envolvendo o núcleo. A configuração tem algo entre um e seis níveis, e cada nível tem um número, uma letra minúscula e um número de índice. Você pode ver grupos múltiplos desses em um nível. O número de níveis na configuração indica o número de anéis. Desenhe um anel para cada nível.
Step 9
Conte o número de grupos com letra e número para cada nível na configuração. Se houver mais de um, cada grupo adicional representa uma subcamada. Desenhe um anel mais claro para cada subcamada.
Step 10
Desenhe elétrons usando o terceiro lápis colorido, junto ao primeiro anel. Use o número de índice no primeiro nível da configuração. Para a prata, é um 2, então desenhe dois elétrons. Ponha um sinal de negativo em cada.
Step 11
Desenhe elétrons no segundo anel e anéis de subcamadas, de acordo com o número de índice nas configurações. Por exemplo, o segundo nível de configuração para a prata tem dois números de índice, 2 e 6. Ponha dois elétrons no anel principal e seis no anel da subcamada.
Step 12
Repita o passo 11 para cada nível e anel.
Mais Artigos
Como usar vinagre para descobrir se um anel é de ouro ou não→

Como calcular a força de atração entre íons→

Como descobrir quantos quilates há em uma corrente de ouro?→

Como calcular a concentração percentual de sulfato de cobre no sulfato de cobre penta-hidratado →

Como calcular ângulos de ligação→

Como fazer estalinhos →

Referências
- Jefferson Lab: Quantos prótons, elétrons e nêutrons há em um átomo de criptônio, carbono, oxigênio, neon, etc...? [em inglês]
- Jefferson Lab: Como ler uma tabela de configuração de um elétron? [em inglês]
- Jefferson Lab: como fazer um modelo de átomo? [em inglês]
- PBS: The Atom Builder Guide to Building a Stable Atom
Recursos
Dica
- Você não pode remover prótons do núcleo sem mudar totalmente o elemento, mas você pode adicionar ou remover nêutrons e elétrons. Mudar o número de nêutrons cria um isótopo, o que o laboratório de Jefferson nas instalações do Acelerador de partículas Thomas Jefferson descreve como "uma versão mais leve ou mais pesada do elemento."
- Mudar o número de elétrons, muda a carga elétrica do átomo e faz disso um íon. Adicionar elétrons faz do íon positivo, subtrair o faz negativo.
- Revise suas contas ao adicionar o número de índice já que cada camada tem um número máximo de elétrons permitidos. A primeira camada permite dois, a segunda oito, a terceira 18, a quarta 32, a quinta 50 e a sexta 72.
Sobre o Autor
Suzanne S. Wiley is an editor and writer in Southern California. She has been editing since 1989 and began writing in 2009. Wiley received her master's degree from the University of Texas and her work appears on various websites.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images