O que é desenho de observação?
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Desenho de observação é uma técnica que ensina os alunos a prestar atenção aos detalhes e traduzir as suas percepções em uma imagem de sua autoria. A técnica consiste em mostrar aos estudantes um objeto e pedir-lhes que o recriem, como o percebem, em papel, desenhando por sua conta. Essa técnica permite aos alunos combinar instrução artística com habilidades de lógica e percepção.
O objeto
A seleção de objetos desempenha um importante papel no processo do desenho observacional. Escolha um modelo para o desenho baseado no nível de habilidade e na idade dos estudantes. Para alunos mais jovens, use itens com formas familiares, como um arranjo de blocos. Para alunos mais velhos, use objetos com formas menos definidas, como flores, ou o reflexo deles no espelho. O desafio pode ser aumentado usando-se uma série de objetos, como um arranjo de blocos com um brinquedo, ou tipos diferentes de flores em um jarro.
Papel do professor
Como professor ou mediador, o seu papel é o de ensinar aos alunos como perceber os itens que estão desenhando. Faça sempre perguntas, como "Quantos blocos você vê?", ou "Todos os blocos estão virados na mesma direção?". Instrua os alunos para que respondam através dos desenhos e não verbalmente, pois uma resposta verbal poderia influenciar a percepção dos outros na sala. As perguntas também podem ser usadas para oferecer pistas a respeito dos elementos que eles estão observando.
Três dimensões
As crianças aprendem a aceitar o seu mundo em três dimensões desde a tenra idade, mas raramente recebem instruções sobre como entender este seu mundo. O desenho observacional focaliza a visão tridimensional dos objetos. Você pode ensinar aos seus alunos técnicas que os ajudarão a desenhar em três dimensões, como o sombreado e o escopo. Ou então, você pode deixá-los interpretar as suas percepções tridimensionais primeiro e depois ensinar-lhes as técnicas de desenho. Seu foco deve ser ajudá-los a se dar conta de como compreender as três dimensões e de como cada dimensão muda as suas percepções.
Progressão com o tempo
O desenho de observação é mais eficaz se for usado regularmente com os alunos. Com o tempo, eles começarão a compreender como desenhar objetos com múltiplas dimensões e a desenvolver as habilidades perceptivas que os ajudem a identificar as especificidades nos objetos que você lhes está pedindo que desenhem. O processo do desenho observacional é um exercício de treinamento de percepção, o que significa que os resultados conseguidos pelos estudantes mudarão com a sua interpretação do exercício e a sua conexão com os objetos que você escolher. Mantenha um clima positivo na sala de aula em relação ao projeto e estimule os alunos a se divertir com ele para inspirar progresso contínuo.
Referências
- Goshen College; Desenho observacional; Marvin Bartel; dezembro de 2001[em inglês]
- "Drawing from Observation"; Brian Curtis; 2001 [em inglês]
Sobre o Autor
Kristyn Hammond has been teaching freshman college composition at the university level since 2010. She has experience teaching developmental writing, freshman composition, and freshman composition and research. She currently resides in Central Texas where she works for a small university in the Texas A&M system of schools.
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