Exemplos de reforço positivo na sala de aula
books and apple. image by mashe from Fotolia.com
Reforçar positivamente o bom comportamento, estimula o aluno a repetir essa atitude. Comunicar aos alunos a necessidade de ações específicas é fundamental para apoiar o bom comportamento. O reforço positivo pode ser oferecido em sala de aula, através de muitas formas. Se um professor agradece o aluno quando ele fecha a porta silenciosamente, ou se o parabeniza quando ele conclui uma tarefa com sucesso, ele está reforçando comportamentos saudáveis.
Reforço social
O reforço social pode ser oferecido pelo professor e por outros estudantes. Ele pode ser demonstrado através de um sorriso ou de um simples incentivo, como dizer "Bom trabalho", quando um comportamento positivo é realizado. O reforço social é mais eficaz quando a ação que está sendo elogiada é claramente comunicada. Por exemplo, quando um estudante ajuda na limpeza da sala, sem que tenha sido solicitado, o professor pode reforçar sua atitude dizendo "Bom trabalho. Obrigado pela limpeza."
Reforço simbólico
O reforço simbólico é uma forma de reforço positivo, que premia um estudante com pontos, ou fichas, em troca de bom comportamento. Estes símbolos podem assumir a forma de estrelas ou pontos extras em uma nota. Conceder uma estrela ao aluno, quando ele presta atenção à explicação da tarefa, ou pontos extras quando um aluno apresenta uma melhoria significativa são exemplos de reforço simbólico.
Reforço concreto
Os reforços concretos são presentes dados aos alunos como recompensa por bom comportamento. De acordo com uma publicação "Reforço positivo: Uma intervenção proativa em sala de aula", distribuída pela Universidade de Minnesota, os reforços concretos mais eficazes são aqueles oferecidos em forma de certificados e cartas que o aluno leva para casa, parabenizando-o por seu progresso. Eles também podem ser oferecidos em forma de doces e brinquedos. No entanto, a Universidade adverte cuidado ao praticar constantemente este método de reforço, pois pode causar sentimento de inveja nos outros alunos.
Atividades de reforço
As atividades de reforço são atividades especiais, oferecidas a um estudante que apresenta um comportamento excepcional. Permitir que o aluno fique mais tempo no parque, ou reservar um tempo especial para um jogo de computador são exemplos de atividades de reforço. As atividades podem assumir diversas formas, para se adequarem à dinâmica da sala de aula. Estes reforçadores também são mencionados como reforços naturais, porque as atividades realizadas são tarefas agradáveis e naturais para o estudante, que não as considera uma obrigação.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Tiffany Ross is a writer and actress who has been working in Chicago since 2004. She holds a Bachelor of Fine Arts in acting and is completing her Master of Science in Oriental medicine. Ross is a world traveler with experience working overseas.
Créditos Fotográficos
books and apple. image by mashe from Fotolia.com