×
Loading ...

Como desmineralizar a água por meio da retirada de cálcio

A eliminação do excesso de cálcio em sua caixa d'água pode reduzir o entupimento dos encanamentos e o aparecimento de manchas. Em grandes quantidades, o cálcio afeta o funcionamento dos produtos para a lavagem de roupas. O preço dos sistemas pode variar de R$ 120,00 a mais de R$ 6.000,00, dependendo das necessidades da residência. A economia total com reparos hidráulicos e produtos de limpeza por si só torna o sistema de desmineralização da água um projeto de melhoria doméstica atrativo.

Instruções

A desmineralização da água evita danos aos encanamentos (Images courtesy of Photobucket photo pool.)

    Teste para determinação da dureza da água

  1. Compre um kit de teste que determina a dureza da água. É possível encontrá-lo em qualquer loja que venda aquecedores de água.

    Loading...
  2. Encha o frasco do teste com água da torneira. Não ultrapasse a marca no frasco.

  3. Adicione uma gota da solução de sabão que vem junto com o kit ao frasco e agite-o bastante. Caso não produza espuma, continue o teste. Adicione uma gota de sabão por vez, sempre parando para agitar o frasco entre uma gota e outra. Anote o número de gotas de sabão necessárias para a produção de uma quantidade suficiente de espuma dentro do frasco com água.

  4. Examine a tabela que vem junto com o kit de teste, a qual compara o número de gotas de sabão usadas com o número da dureza da água. Faça a correspondência do número de gotas de sabão necessárias para que seu frasco espume com o número equivalente na tabela. O número de gotas corresponderá a um dado número de dureza. A água é considerada muito dura quando está acima de 150 mg/L.

    Utilizando um aditivo alcalino

  1. Coloque roupas na máquina de lavar e ligue-a. Adicione metade da quantia recomendada de sabão.

  2. Misture duas xícaras de água e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio ou bórax. Reduza a quantidade para 1/4 de xícara na lavagem de poucas peças.

  3. Despeje a mistura aos poucos sobre as peças depois que a máquina tiver se enchido por completo. O enxágue alcalino desmineralizará a água, causando menos efeitos sobre as roupas.

  4. Deixe as roupas passarem pelos ciclos normais de enxágue e secagem. Você perceberá uma diferença muito grande na cor e maciez das roupas.

    Instalando um filtro de água à base de carvão ativado

  1. Feche o registro de entrada de água na casa. Ele normalmente fica no porão ou na parte de trás da casa.

  2. Encontre um local viável para a instalação da unidade de filtragem, geralmente embaixo da pia da cozinha. Com cuidado, siga as instruções para o modelo de filtro adquirido. Muitos deles requerem que você serre uma parte do encanamento para sua colocação. Instale uma mangueira que vai da entrada de água até a porta de entrada do filtro. Instale uma segunda mangueira que vai da porta de saída da unidade até a outra extremidade da entrada de água. A ideia é que a água não tratada passe pelo filtro e saia nas torneiras.

  3. Coloque o cartucho do filtro na parte superior da unidade e feche a tampa.

  4. Abra o registro de entrada de água e deixe a água correr por alguns minutos. Isso fará com que todo o ar saia dos encanamentos.

    Instalando um filtro desmineralizador mecânico permanente

  1. O local para instalação deve ser seco, possuir drenagem, uma tomada elétrica e manter a temperatura constante. Não coloque o filtro em um local onde a luz do sol incida diretamente ou onde a temperatura possa alcançar graus muito baixos.

  2. Feche o registro de entrada de água.

  3. Coloque o tanque em um local permanente e encha-o com sal ou pedras de potássio (caso já não venha cheio).

  4. Instale a válvula de desvio e a conexão de entrada e saída de água segundo o manual de instruções para o modelo a ser instalado. Para isso, será preciso cortar uma parte do encanamento com uma serra tico-tico ou uma ferramenta semelhante. Coloque as mangueiras para a entrada e saída de água usando braçadeiras e um vedante hidráulico. As tubulações de entrada e saída e a válvula de desvio já vêm com a unidade de filtragem.

  5. Conecte a válvula de controle do filtro desmineralizador e o tanque com água salgada usando a tubulação para água salgada incluída. A instalação dos diferentes modelos pode ser ligeiramente distinta. Siga o manual de instruções com muita atenção.

  6. Conecte a saída do excesso de água salgada ao ralo usando a tubulação de 5/8 polegadas já incluída. Caso a saída do excesso e o ralo fiquem longe um do outro, basta comprar a medida necessária de tubos de PVC de 1 1/2 polegadas. Encaixe a tubulação de 5/8 polegadas ao cano PVC de 1 1/2 polegadas.

  7. Abra o registro de água, ligue o filtro a uma tomada elétrica e programe o controle. Use a unidade desmineralizadora no ciclo contracorrente e verifique se há vazamentos. Observe um ciclo completo para se assegurar de que esteja funcionando adequadamente.

    Instalando um sistema de filtragem por osmose reversa

  1. Feche o registro de entrada de água.

  2. Encontre ou faça um furo na área da pia para colocar o dispensador de água tratada. As instruções de instalação para o sistema de osmose reversa fornecerão as dimensões exatas para o furo.

  3. Use uma válvula de sela para unir a tubulação de água fria embaixo da pia. Faça um furo superficial na tubulação e coloque a válvula de sela, a qual é rosqueada. Junte a tubulação girando a válvula em sentido horário.

  4. Verifique se há folgas entre o gabinete, o dispensador e o filtro antes de parafusá-los à parede. Certifique-se de que haja espaço suficiente para a troca dos filtros quando necessário.

  5. Meça o comprimento da tubulação plástica que irá passar da válvula de sela à porta de entrada da unidade de filtragem. Parafuse a extremidade à válvula de sela e aperte-a com uma chave inglesa pequena. Pressione a outra extremidade ao encaixe de compressão. Aperte com a mão e passe para a outra extremidade, apertando-a em sentido horário com uma chave inglesa pequena.

  6. Meça outro pedaço de tubo plástico para passar da porta de saída do filtro ao dispensador. Insira as duas extremidades no encaixe de compressão e coloque porcas tanto no dispensador quando na porta de saída do sistema.

  7. Abra o registro de entrada de água e deixe a água correr por alguns minutos. Isso fará com que o ar saia da tubulação.

Loading...

O que você precisa

  • Kit de teste para determinar a dureza da água
  • Bicarbonato de sódio
  • Sistema de filtro a carvão ativado (se necessário)
  • Sistema mecânico de desmineralização da água (se necessário)
  • Sistema de filtragem da água por osmose reversa (se necessário)
  • Chaves de fenda
  • Várias brocas
  • Chaves inglesas ajustáveis pequenas
  • Cimento para encanamento
  • Tubos de PVC
  • Serra tico-tico

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...