Como desrosquear canos enferrujados de água

••• rusty metal pipe 2 image by jbattx from Fotolia.com

Ao trabalhar com um encanamento de água, principalmente canos mais velhos ou expostos aos elementos, não é sempre uma tarefa simples desrosquear duas peças juntas. A ferrugem forma uma ligação entre dois canos de metal que pode ser mais forte do que cola, se você tentar girá-los. Desrosquear os tubos é possível, se a vedação enferrujada entre eles for quebrada primeiro. Existem algumas técnicas para realizar essa tarefa sem precisar contactar um encanador.

Passo 1

Limpe as áreas ao redor da conexão dos canos com uma escova de arame ou lixa grossa para remover o máximo que conseguir da ferrugem. Não force muito para não danificar o tubo. A ideia é simplesmente chegar no metal, não remover toda a ferrugem visível.

Passo 2

Borrife o lubrificante na junção dos dois tubos. Tente direcioná-lo em torno da conexão de forma que o lubrificante seja absorvido entre as peças. Para canos muito oxidados e selados, deixe o lubrificante agir por 15 minutos antes de tentar desrosqueá-los. Se necessário, adicione mais lubrificante.

Passo 3

Limpe o excesso de lubrificante na parte externa do cano com um pano limpo e use uma esponja para remover os resíduos. Deixe o tubo secar completamente e, em seguida, use um maçarico de propano para aquecer as duas peças conectadas. Mova-o para frente e para trás por aproximadamente um minuto para ajudar o metal a se expandir um pouco. Deixe o material esfriar por mais outro minuto.

Passo 4

Use uma chave inglesa e, cuidadosamente, gire-a de forma que não danifique o metal. Faça isso antes de o tubo esfriar completamente para um melhor resultado. Se ele ainda não soltar, repita o processo de lubrificação e tente novamente. Aqueça o cano uma segunda vez, se o spray não funcionar.

Mais recentes

×