Como usar areia e calor para dobrar canos

••• Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images

Tubos curvados são úteis para diversas aplicações, incluindo componentes de escape personalizados e grades. Você poderá achar difícil dobrar as tubulações evitando torções ou distorções, sendo elas particularmente indesejáveis pois tornam-se ruins para a curva. Muitos trabalhadores manuais fazer dobras em canos com acessórios comprados em lojas como cotovelos com ângulos de 45 ou 90 graus. Usar esses acessórios pode resultar em uma aparência profissional e acrescenta ao custo do projeto. A maioria dos trabalhadores manuais possuem os materiais necessários para fazer uma verdadeira curva personalizada em canos.

Passo 1

Bata levemente um tampão de madeira em uma das extremidades do cano usando um martelo para isso. Não deixe o tampão muito apertado ou a força excessiva distorcerá o cano.

Passo 2

Despeje a areia seca na outra extremidade do cano e encha-o com areia.

Passo 3

Soque a areia para baixo com um pino ou haste e coloque ainda mais areia por cima da areia compactada. Repita o processo até que a areia não comprima mais.

Passo 4

Bata levemente outro tampo de madeira na outra extremidade do cano.

Passo 5

Prenda o tubo em um torno. Use proteção de alumínio para proteger a tubulação de arranhões.

Passo 6

Aqueça área do cano a ser curvada com um maçarico até que ele exiba um tom de vermelho escuro.

Passo 7

Use luvas de isolamento para proteger as mãos, agarre a extremidade do cano e puxe-o até obter um ângulo de aproximadamente 45 graus.

Passo 8

Reaqueça área curva do cano e puxe-o até obter o ângulo de curvatura desejado.

Passo 9

Deixe o cano esfriar e remova os tampões de madeira e a areia.

Mais recentes

×