Como usar areia e calor para dobrar canos

Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images
Tubos curvados são úteis para diversas aplicações, incluindo componentes de escape personalizados e grades. Você poderá achar difícil dobrar as tubulações evitando torções ou distorções, sendo elas particularmente indesejáveis pois tornam-se ruins para a curva. Muitos trabalhadores manuais fazer dobras em canos com acessórios comprados em lojas como cotovelos com ângulos de 45 ou 90 graus. Usar esses acessórios pode resultar em uma aparência profissional e acrescenta ao custo do projeto. A maioria dos trabalhadores manuais possuem os materiais necessários para fazer uma verdadeira curva personalizada em canos.
Step 1
Bata levemente um tampão de madeira em uma das extremidades do cano usando um martelo para isso. Não deixe o tampão muito apertado ou a força excessiva distorcerá o cano.
Step 2
Despeje a areia seca na outra extremidade do cano e encha-o com areia.
Step 3
Soque a areia para baixo com um pino ou haste e coloque ainda mais areia por cima da areia compactada. Repita o processo até que a areia não comprima mais.
Step 4
Bata levemente outro tampo de madeira na outra extremidade do cano.
Step 5
Prenda o tubo em um torno. Use proteção de alumínio para proteger a tubulação de arranhões.
Step 6
Aqueça área do cano a ser curvada com um maçarico até que ele exiba um tom de vermelho escuro.
Step 7
Use luvas de isolamento para proteger as mãos, agarre a extremidade do cano e puxe-o até obter um ângulo de aproximadamente 45 graus.
Step 8
Reaqueça área curva do cano e puxe-o até obter o ângulo de curvatura desejado.
Step 9
Deixe o cano esfriar e remova os tampões de madeira e a areia.
Referências
Sobre o Autor
Robert Osborne has written professionally since 2010. He writes for eHow, specializing in aircraft and boat maintenance, home renovation and electrical engineering. Osborne earned his Bachelor of Science in electrical engineering from George Washington University.
Créditos Fotográficos
Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images