Como esterilizar recipientes plásticos

Como o plástico nem sempre é estável o suficiente para ser higienizado sob altas temperaturas, não é o material mais simples de ser esterilizado. Os métodos apresentados nesse artigo são todos eficientes para eliminar as bactérias dos recipientes plásticos. Para assegurar a esterilização, tente combinar os processos.

Passo 1

Lave o recipiente com detergente bactericida e água quente. O sabão irá eliminar as bactérias superficiais imediatamente, mas não garantirá uma esterilização completa. É mais eficiente combinar esse processo com os outros métodos abaixo relacionados.

Passo 2

Limpe o recipiente com álcool não diluído. Tanto o álcool 70% quanto o álcool de cereal eliminarão as bactérias da superfície plástica.

Passo 3

Deixe o recipiente imerso em solução alvejante (de 5 a 10% de cloro) diluída em água. O alvejante não tardará a desinfetar o plástico, logo, o tempo de imersão deve ser mínimo.

Passo 4

Aqueça o plástico. Isso pode ser feito através do enxague em água quente do lava-louça, mas é mais eficiente no micro-ondas. Primeiramente, molhe o recipiente plástico, a interação entre o aquecimento do micro-ondas e a água provocará a esterilização. Coloque o recipiente no micro-ondas, com potência alta, por aproximadamente dois minutos. No entanto, tanto o micro-ondas quanto o lava-louça podem derreter o plástico. Os recipientes de polipropileno são mais resistentes e suportam temperaturas altas.

Passo 5

Coloque o plástico sob uma lâmpada UV. A esterilização com ultravioleta é um método frio e seguro, usado mundialmente nas indústrias alimentícias, laboratórios e tratamento de água. Ainda que uma lâmpada UV não seja um utensílio culinário ou ferramenta de jardinagem comum, as lâmpadas são amplamente comercializadas.

Mais recentes

×