Como esterilizar recipientes plásticos
Como o plástico nem sempre é estável o suficiente para ser higienizado sob altas temperaturas, não é o material mais simples de ser esterilizado. Os métodos apresentados nesse artigo são todos eficientes para eliminar as bactérias dos recipientes plásticos. Para assegurar a esterilização, tente combinar os processos.
Step 1
Lave o recipiente com detergente bactericida e água quente. O sabão irá eliminar as bactérias superficiais imediatamente, mas não garantirá uma esterilização completa. É mais eficiente combinar esse processo com os outros métodos abaixo relacionados.
Step 2
Limpe o recipiente com álcool não diluído. Tanto o álcool 70% quanto o álcool de cereal eliminarão as bactérias da superfície plástica.
Step 3
Deixe o recipiente imerso em solução alvejante (de 5 a 10% de cloro) diluída em água. O alvejante não tardará a desinfetar o plástico, logo, o tempo de imersão deve ser mínimo.
Step 4
Aqueça o plástico. Isso pode ser feito através do enxague em água quente do lava-louça, mas é mais eficiente no micro-ondas. Primeiramente, molhe o recipiente plástico, a interação entre o aquecimento do micro-ondas e a água provocará a esterilização. Coloque o recipiente no micro-ondas, com potência alta, por aproximadamente dois minutos. No entanto, tanto o micro-ondas quanto o lava-louça podem derreter o plástico. Os recipientes de polipropileno são mais resistentes e suportam temperaturas altas.
Step 5
Coloque o plástico sob uma lâmpada UV. A esterilização com ultravioleta é um método frio e seguro, usado mundialmente nas indústrias alimentícias, laboratórios e tratamento de água. Ainda que uma lâmpada UV não seja um utensílio culinário ou ferramenta de jardinagem comum, as lâmpadas são amplamente comercializadas.
Dica
- Para os processos de esterilização com alvejantes ou álcool, use luvas de borracha para minimizar o contato com a pele.
Advertência
- O alvejante pode deixar resíduos no plástico.
Sobre o Autor
A freelance writer from Greensboro, North Carolina, Meredith Veto started her career in 2005 interning for a news station. During her travels in Mexico she wrote features articles for the "Guadalajara Reporter." Her work has also appeared in various online publications. Veto holds a Bachelor of Arts in Spanish from Guilford College, and is working on a translation certificate from New York University.