As desvantagens das embalagens metálicas
Tin image by Paul Sparrow from Fotolia.com
Embalagens metálicas variam desde latas de biscoito de estanho e alumínio, até latinhas de bebidas feitas de aço. O metal é útil porque é durável, não custa muito e não é tóxico, tornando-se altamente adequado para armazenar alimentos. Entretanto, este tipo de embalagem também tem algumas desvantagens. Os problemas com embalagens metálicas variam de acordo com o tipo específico de metal utilizado.
Corrosão
Alguns tipos de embalagens metálicas, como o aço, são vulneráveis aos efeitos da corrosão, que pode fazer o metal se deteriorar. Ela ocorre quando o metal começa a se transformar de volta no seu estado original; por exemplo, o aço se transforma de novo no minério de ferro de origem. A corrosão é causada pela oxidação, provocada quando o metal é exposto ao ar e à água. Um exemplo de corrosão é a ferrugem, que ocorre na embalagem de aço, formando lascas. A embalagem metálica geralmente é revestida por outros materiais, como o crômio, para evitar a ocorrência desse problema.
Entretanto, segundo Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), além de 100% reciclável, a lata de aço, quando acidentalmente jogada no meio ambiente, enferruja e volta para a natureza sem agredi-la e na sua forma original de óxido de ferro, esse processo leva de três a dez anos.
Não se pode ver o conteúdo
A embalagem de metal mantém o conteúdo de um recipiente seguro e fresco, mas tem a desvantagem de não ser transparente. Assim, o consumidor não pode ver dentro da embalagem para verificar o conteúdo ou para inspecionar uma possível compra. Isso limita os usos da embalagem metálica ao setor de varejo, uma vez que outros materiais de embalagem - como o plástico - são melhores em algumas situações.
Para a Abeaço, a embalagem de metal impede o contato dos alimentos com a luz e o oxigênio que deterioram algumas propriedades dos alimentos, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, sua cor e consistência.
Problemas de armazenamento
O estanho é usado normalmente para alguns tipos de recipientes, incluindo os de biscoitos. Como a embalagem metálica não é facilmente dobrada ou comprimida à mão, os recipientes são difíceis de serem armazenados de forma eficaz, tanto durante, como após o uso. Por outro lado, um recipiente de papel ou de plástico pode ser mais fácil de dobrar e de guardar em um armário.
De acordo com a Abeaço, a resistência e a facilidade de transporte e armazenamento possibilita o estoque e distribuição das latas. Além disso, o processo de armazenamento é eficaz contra ações dos roedores e outros insetos. Para guardar em casa ou levar para longas distâncias, a lata é uma boa opção.
Alumínio e acidez
O alumínio é outra escolha comum para embalagens metálicas. Embora não seja passível de corrosão quando usado para estocar produtos alimentícios, o alumínio apresenta um problema com alimentos ácidos, como o ruibarbo e o tomate. Esses alimentos são especialmente ácidos e podem ser afetados pelo alumínio se esse for o metal utilizado em seu armazenamento. O resultado do uso de embalagens de alumínio para esses alimentos é que eles acabam apresentando o gosto do metal.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Simon Fuller has been a freelance writer since 2008. His work has appeared in "Record Collector," "OPEN" and the online publication, brand-e. Fuller has a Bachelor of Arts in English literature from the University of Reading and a postgraduate diploma from the London School of Journalism.
Créditos Fotográficos
Tin image by Paul Sparrow from Fotolia.com