×
Loading ...

Como determinar o tamanho de um disjuntor para o motor de elevador

Muitas casas grandes contam com pequenos elevadores, oferecendo um fácil acesso entre os andares. Esses elevadores não comerciais utilizam um motor elétrico e uma série de polias para oferecer força para levantar o peso. Se você pretende instalar ou realizar manutenção em um elevador doméstico, talvez seja necessário trocar o disjuntor para deixá-lo com capacidade ideal. Determinar o tamanho do disjuntor a ser usado não é difícil, basta utilizar as informações disponíveis na placa do próprio motor.

Instruções

Elevadores são encontrados em muitas casas grandes (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue a força do elevador e utilize um bloqueio no disjuntor para evitar que ele seja ligado acidentalmente.

    Loading...
  2. Localize o motor elétrico que coordena o sistema de polias. Encontre a placa, etiqueta ou rótulo de informação, localizado na lateral dele. Talvez seja necessário utilizar uma lanterna para iluminar o local.

  3. Anote os valores da voltagem, amperagem, potência e dos quilowatts do motor.

  4. Utilize o valor da amperagem para determinar qual o tamanho do disjuntor que precisa ser utilizado.

  5. Multiplique a potência por 746 e divida o resultado pela voltagem listada no motor, caso a amperagem não esteja listada. O resultado da equação geral determinará qual o tamanho do disjuntor necessário.

  6. Se não houver nenhuma listagem de amperagem ou potência na placa, multiplique o valor de quilowatts por 1000 e divida o resultado pela voltagem listada. O resultado da equação geral determinará qual o tamanho do disjuntor necessário.

Loading...

Dicas

  • Fabricantes de motores elétricos incluem informações diferentes nas etiquetas de motores. Alguns podem listar todas as informações necessárias, enquanto outros oferecem apenas informações básicas e, por isso, é necessário fazer contas.

Aviso

  • Utilize um disjuntor no valor mais próximo do calculado ou listado na indicação de amperagem. Disjuntores acima ou abaixo do tamanho ideal podem resultar em incêndio e perigo de choque.

O que você precisa

  • Bloqueio para disjuntor
  • Lanterna
  • Caneta e papel

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...