×
Loading ...

Como determinar o torque máximo de um parafuso

Você pode determinar o máximo torque de um parafuso com a fórmula matemática T = K x D x P. O "T" da fórmula é o torque alvo para o parafuso medido em Newton-metro. O "K" da fórmula é o coeficiente de atrito do parafuso, que é a proporção estimada da força de atrito entre os dois organismos e a força que os mantém juntos. O "D" é o diâmetro do parafuso em metros e "P" é a carga de tensão do parafuso ou força de tração, em Newton.

Instruções

Aplicar o torque adequado pode evitar que um parafuso quebre (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Encontre o diâmetro do parafuso ou D, lendo as informações na embalagem ou medindo o parafuso. Se a embalagem especifica 8-32, por exemplo, então o diâmetro do parafuso é de 8 e sua contagem de linhas é 32. Para encontrar o diâmetro medindo, meça a haste do parafuso, que está entre a cabeça e a parte rosqueada.

    Loading...
  2. Determine o coeficiente de atrito ou K, pesquisando o parafuso específico. Esse método é muito mais fácil do que calcular a pré-carga do parafuso e o atrito. O coeficiente de atrito é sempre uma estimativa. Fatores K comuns são 0.20 em parafusos lisos, 0,22 para parafusos zincados e 0,10 para parafusos lubrificados. Tabelas estão disponíveis online e em lojas de ferragens.

  3. Encontre a carga de tração do parafuso ou carga P. Carga de tração é a tensão que provoca a falha de um parafuso. Os números mais frequentemente utilizados para a carga de tração são de 5,8; 8,8 e 10,9, que refletem a classe do parafuso. O número antes da vírgula é a carga de tração dividido por 100. Então, a carga de tração de um parafuso de 5,8 é de 500 e seu limite de elasticidade é de 400, pois 0.8 x 500 é 400. O parafuso de 5,8 tem uma carga de tração de 500 e um rendimento de tração de 0,8. A carga de tração multiplicada pela carga do rendimento de tração resulta em uma resistência máxima de 400. A carga de tração de um parafuso é muitas vezes evidente, quando o parafuso é comprado.

Loading...

Dicas

  • Os valores de aperto para parafusos podem ser estabelecidos por equipamentos indicadores de tensão em lojas quando você os compra.
  • Use conhecimento básico de diâmetro, grau e coeficiente de atrito para projetar quanto torque pode ser aplicado a um parafuso. Um parafuso com um grande diâmetro requer mais força do que um parafuso com um diâmetro menor para inseri-lo numa superfície. Parafusos de classe mais alta requerem mais força do que os de uma classe menor para apertá-los por causa da ampla força do material. O coeficiente de atrito determina quanta força de rotação é necessária para diferentes texturas de parafuso.

Aviso

  • Cada parafuso tem a sua própria força. Experimentar com parafusos comprados é a melhor e mais segura maneira de saber suas forças. Ao construir um objeto e calcular o torque, não aperte os parafusos, ou o objeto pode quebrar ou cair. Apertar demais um parafuso pode levar a rachaduras, quebras e produtos danificados. A fórmula T = K x P x P resulta em um valor estimado, resultados satisfatórios não são 100 por cento garantido.

O que você precisa

  • Fita de medição (opcional)
  • Calculadora (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...