Como determinar se a pá do ventilador é orientada para o lado horário ou anti-horário

••• ceiling fan image by Adrian Hillman from Fotolia.com

A orientação da pá de um ventilador, juntamente com o seu sentido de rotação, determina se o ventilador está orientado para o sentido horário ou anti-horário. Para todos os efeitos práticos, esses fatores determinam a direção que o ventilador soprará ar. Se você possui um ventilador de teto comum, pode ser útil compreender para que lado as lâminas estão orientadas.

Passo 1

Observe um ventilador de mesa de frente. As lâminas são agudas ou em ângulo em relação ao centro do eixo. A borda longa da lâmina do ventilador que encontra o ar primeiro é chamada de "bordo de ataque".

Passo 2

Observe que a borda da lâmina mais próxima de você está do lado esquerdo.

Passo 3

Ligue o ventilador. Você verá que as pás estão girando no sentido horário. Isso torna a borda direita mais próxima do motor o bordo de ataque, pois é a que se encontra com o ar pela primeira vez. A borda mais próxima de você é o "bordo de fuga".

Passo 4

O ar está soprando em seu rosto porque o bordo de ataque força o ar em direção ao bordo de fuga. O ventilador está funcionando corretamente, e a pá do ventilador está orientada no sentido horário.

Passo 5

Observe um ventilador de teto definido para condições de verão. A borda da pá mais próxima ao chão está à direita. Agora ligue o ventilador e você verá que ele gira no sentido anti-horário. A borda do lado esquerdo mais próximo ao teto encontrará o ar primeiro e provocará uma corrente descendente. A orientação da pá do ventilador é anti-horária.

Passo 6

Desligue o ventilador de teto. Suba em uma escada e localize o interruptor montado no eixo do aparelho. Vire-o para a direção oposta, para a configuração de inverno. Desça da escada.

Passo 7

Ligue o ventilador. As pás estão girando agora no sentido horário e a borda direita mais próxima ao chão encontra o ar primeiro e causa uma corrente ascendente. A pá está orientada agora no sentido horário.

Mais recentes

×