Como diagnosticar a presença de sujeira nos bicos injetores de combustível

••• IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images

Os bicos injetores são dispositivos que regulam a quantidade de combustível que deve entrar no motor do seu veículo. Quando estão sujos, eles inibem o fluxo de combustível e isso ocasiona alguns sintomas que você pode utilizar para diagnosticar o problema e procurar consertá-lo. Utilizar combustível com aditivos de limpeza pode melhorar o desempenho dos bicos injetores do seu carro.

Passo 1

Verifique quando o seu veículo "engasga" ao dar a partida nele. Isso ocorre quando se tenta acionar o motor e existe alguma espécie de hesitação nele, antes de começar a funcionar. Em alguns casos, você pode precisar fazer várias tentativas antes conseguir que o motor comece efetivamente a funcionar.

Passo 2

Examine se o motor parece "áspero" quando está em ponto morto. Pare o carro e ouça o barulho do motor com o câmbio em posição neutra. Verifique se há qualquer som de pancada ou batida vindo do motor, que normalmente não se ouve com o veículo em movimento.

Passo 3

Mantenha o controle sobre a quilometragem por litro de combustível do seu carro e verifique se o consumo dele tem aumentado. A presença de sujeira nos bicos de injeção pode ocasionar uma variação no consumo de combustível pelo motor, o que tende a normalizar-se depois que os bicos são limpos.

Passo 4

Examine se há alguma mudança no desempenho geral do seu carro. Verifique qualquer perda de potência ou diminuição da eficiência do motor, pois isso também pode indicar a presença de sujeira nos bicos injetores.

Passo 5

Verifique qualquer hesitação do motor quando você pisa no acelerador para acelerar o veículo gradualmente. Bicos de injeção sujos podem fazer com que o carro dê "socos" quando se tenta aumentar o fluxo de combustível para o motor, a fim de acelerá-lo. Essa hesitação em responder à aceleração pode significar que os bicos injetores necessitam de uma limpeza.

Mais recentes

×