×
Loading ...

Dicas para você conseguir sempre melancias doces

Aprenda a reconhecer as melancias doces no mercado, ou cultive as suas próprias melancias usando essas dicas de especialistas. Uma fatia de melancia é um lanche rápido, suculento, com pouquíssimas calorias, e perfeito para o verão. Essa fruta também é ótima para sua saúde, sendo naturalmente fonte de vitaminas A e C. Sirva a melancia gelada, e congele possíveis sobras para usar em vitaminas, raspadinhas e sorvetes. E não esqueça de guardar as cascas para fazer conservas.

A maturação da melancia pode afetar a doçura da fruta (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Dicas para a compra de melancia

Na hora de comprar a melancia no mercado, escolha sempre as frutas firmes, que sejam pesadas para o seu tamanho e não apresente nenhuma marca de corte ou batida. Para ter uma ideia melhor da maturação e doçura de uma melancia, procure a a parte da da fruta que ficou em contato com o chão enquanto ela crescia. Uma marca de coloração creme indica que a fruta amadureceu exposta ao sol. Marcas brancas ou esverdeadas indicam que a fruta não está madura o suficiente e foi colhida muito cedo; lembre que a melancia não continua a amadurecer depois de colhida. Você também pode dar uma batidinha na casca da fruta com as juntas dos dedos. No entanto, de acordo com especialistas da Universidade de Illinois, esse método não é confiável, já que a melancia que passou do ponto e está madura demais faz o mesmo som da melancia doce no ponto.

Loading...

Dicas para a colheita da melancia

Cultive em casa suas próprias melancias para ter sempre acesso a frutas no ponto, docinhas e maduras. Para os produtores experientes, existem alguns sinais que indicam a hora certa de colher a melancia. Primeiro, eles observam a gavinha na extremidade oposta à da videira na fruta. Se ela já secou e está marrom, a melancia está no ponto para ser colhida. O segundo indício que a fruta está madura é a mudança na cor do ponto de apoio da fruta. Essa marca vai de branca à amarelo-esverdeada e, finalmente, fica amarela quando a fruta está madura. E por último, a textura da casca da melancia muda de brilhosa para fosca quando a fruta está no ponto para a colheita.

Dicas na hora da escolha das sementes

As melancias doces mais conhecidas incluem a variedade conhecida como "sugarlee", que tem tamanho médio, é resistente contra doenças e tem polpa extremamente doce e vermelha. Experimente plantar as variedade sem semente e mini (baby), que são melancias com período menor de crescimento ideais para regiões mais frias. Para conseguir melancias menos comuns, experimente as variedade com semente mais raras. A melancia Moons and Stars (Lua e Estrelas) é conhecida desde pelo menos 1926, apresenta polpa rosada e muito doce e marcas em forma de estrelas que originaram o seu nome. A Sweet Siberian é uma melancia amarela que com colheita logo cedo na estação, que teve origem na Rússia e apresenta frutas de tamanho médio com polpa amarela. A Will's Sugar pe uma melancia pequena e dura, com polpa rosa e doce; ela amadurece em torno de 80 dias e é conhecida desde 1888. Variedades maiores de melancias com semente incluem a Kleckley's Sweet, uma melancia crocante e doce com sementes brancas.

Dicas para o cultivo da melancia

Normalmente, a melancia precisa dos dias quentes e longos, e das noites de temperatura alta, do verão para amadurecer e ficar doce. No Brasil, a maioria das variedade de melancia podem ser plantadas em todas as regiões, com algumas exceções nas áreas mais frias do país. Cobrir o terreno com um plástico preto ajuda a aquecer o solo e a promover um crescimento mais rápido. Coberturas flutuantes também irão ajudar a aquecer o solo, e também oferecerão proteção contra ondas inesperadas de temperaturas baixas. Temperaturas frias, vinhas murchas e muitas chuvas irão impedir que a planta da melancia produza frutas doces. Regue as plantas de melancia de maneira intensiva por três ou quatro semana, ou até que as frutas tenham se assentado, e depois use um sistema de irrigação por gotejamento. Esse método evita o uso excessivo de água, o que causa a diluição da doçura das frutas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...