Dicas para furar paredes de gesso
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
O drywall não é exatamente complicado de se perfurar com uma furadeira; o gesso, porém, é mais resistente e pode rachar quando se penetra em sua superfície, causando ainda mais dores de cabeça durante o processo. Portanto, deve-se tomar mais cuidado ao furar uma parede de gesso para evitar danos ou perfurar o local errado.
Vigas
Um localizador de vigas pode funcionar bem com drywall, mas o mesmo não ocorre com o gesso. Você poderá ter uma noção aproximada de onde estão as vigas com um aparelho que penetre na parede, e assim que encontrar a viga, estima-se que as outras estarão a 40 cm de distância uma da outra. Se você não tem certeza da localização das vigas, faça pequenos buracos na parede usando uma pequena broca de pedreiro. Se você sentir uma bolsa de ar por trás do gesso, é sinal de que não há viga, caso haja alguma resistência, é sinal de que você penetrou uma viga.
Técnica de perfuração
Ao perfurar gesso, não aplique muita força ou você corre o risco de rachar o gesso e arruinar a perfuração. Se a sua furadeira tem uma função de martelo, não a use, por mais que o gesso resista no início. Comece furando lentamente, já que a superfície do gesso é lisa e a broca pode deslizar pela parede, penetrando no ponto errado.
Fita de pintor
Paredes de gesso mais velhas podem desmoronar ou quebrar ao serem perfuradas com um prego ou broca, ao contrário das mais novas. O processo começa na parte externa do gesso, que racha com a força da perfuração. Então, para compensar essa tendência, coloque um pedaço de fita de pintor onde você pretende perfurar o gesso. A fita mantém o gesso no lugar, ao invés de deixá-lo rachar. Ao terminar de perfurar, remova a fita de pintor da parede sem medo dela remover a tinta.
Alargando o buraco
Você pode alargar o buraco no gesso, se for necessário, para colocar uma âncora. Por vezes, a maior broca disponível é menor que a âncora que vai na parede para pendurar algum objeto. Neste caso, insira um instrumento logo e fino que caiba no buraco perfurado, como uma faca ou chave de fenda, movendo-o em círculos enquanto pressiona as laterais do buraco.
Mais Artigos
Referências
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images