Dicas para melhorar o seu salto em distância parado
Jupiterimages/Pixland/Getty Images
O salto em distância parado é um exercício onde o participante deve pular o mais longe possível horizontalmente. Diferente de outros eventos clássicos das olimpíadas, o atleta não pode correr para ganhar impulso. Ao invés disso, ele deve manter-se parado em um ponto e usar todos os seus músculos para pular bem longe sem nenhum tipo de impulso. Essa atividade necessita de concentração e foco, e pode ser realmente difícil de melhorar; entretanto, as melhoras são válidas. Fortalecer-se e ganhar mais controle sob seus músculos permite que você atinja maiores distâncias e também que melhore sua corrida, já que a distância que você consegue pular reflete o controle que você tem sob os músculos da parte inferior do seu corpo.
Marque suas distâncias
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images
A melhor maneira de aperfeiçoar o seu salto é ter um objetivo em mente. Use uma tabela ou um calendário para preencher com suas melhores marcas durante seus treinos. Você também deve tomar notas de quais técnicas foram usadas, para que saiba quais funcionam melhor para você. Estabeleça uma meta para uma data futura, e quando a atingir, estabeleça uma nova. Se você for iniciante, é melhor ter uma ideia de como as suas distâncias estão em relação às dos outros. Para os homens, uma distância entre 2 e 2,3 m é de principiante. Uma distância entre 2,8 e 2,9 m é intermediária, e acima de 3,5 metros é excelente. Para mulheres, uma distância entre 1,7 e 1,9 m é iniciante, entre 2,35 e 2,44 m é mediana e maior do que 3,1 metros é sensacional. O recorde mundial atual é de 3,71 metros, conquistado por Arne Tvervaag em 1968.
Olhe para a frente
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
No beisebol, o conselho mais comum para os rebatedores é manter os olhos na bola. Esse conselho também serve para os saltadores, já que necessitam de tanta concentração quanto os rebatedores. Os atletas devem sempre olhar para a frente, para o seu objetivo final, durante todo o salto. Isso determinará a direção para onde o seu corpo irá. Uma boa técnica é a dos atletas que não pulam muito alto na saída. Você pode se posicionar em um ângulo de 30 graus antes do salto. Garanta que toda a sua energia e foco esteja te impulsionando para frente, e não para trás.
Posicione-se corretamente
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images
O posicionamento é mais do que apenas olhar e se inclinar para frente. É importante que os seus pés estejam distanciados um do outro na largura dos ombros. Alinhe também os seus dedos para que os seus pés fiquem iguais, pois se não estiverem, o seu salto será desequilibrado e você não pulará tão longe. Quando balançar os seus braços, garanta que eles fiquem paralelos entre si o tempo todo.
Momento do impulso
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Usar a força da parte superior do seu corpo para te impulsionar para frente pode te ajudar a alcançar maiores distâncias. Você deve praticar as seguintes técnicas sem realmente pular para aperfeiçoá-las, pois isso também é bom para aquecer antes de tentar o salto. Comece posicionando-se corretamente, com seus dedos alinhados e pés paralelos aos ombros. Usando o seu corpo todo para obter mais força, balance seus braços para frente e depois para trás, e depois para frente e para cima de sua cabeça. Pratique dobrando seus joelhos quando jogar seus braços para trás, e inclinando-se para frente quando você os jogar de volta para frente. O salto deve ser uma explosão de força, e o balanço dos braços deve construir esse impulso. A chave para criar o melhor momentum possível é fazer tudo isso em um movimento fluido, ao invés de rápido.
Exercite suas pernas
Photodisc/Photodisc/Getty Images
Ter mais sua força em suas pernas e abdômen permitirá que você pule maiores distâncias. Você deve exercitá-los para fortalecer os músculos através de exercícios abdominais e agachamentos. Você também pode aumentar os músculos correndo, praticando ioga ou Pilates, fazendo exercícios oblíquos e levantando peso com a sua perna. A prática do salto também fortalecerá suas pernas, mas começar já com elas mais fortes ajudará a atingir maiores distâncias. Sempre descanse entre os exercícios e saltos para dar aos músculos o tempo de recuperação necessário.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Melanie Mayne has been writing professionally since 2007. Her work has appeared in the "American Diversity Report" and she loves to write about art, culture, language arts, technology and psychology. Mayne is pursuing a Bachelor of Arts in humanities, minoring in English writing and psychology, from the University of Tennessee at Chattanooga.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Pixland/Getty Images