×
Loading ...

Dicas ao modelar com argila de secagem natural

Como o nome sugere, a argila de secagem natural seca por conta própria quando exposta ao ar. Ela é conveniente para se utilizar em casa quando não se tem acesso a um forno. Existem diversos tipos dessa argila, como as de epóxi e de polímero. Cada tipo possui diferentes propriedades e materiais que variam no tempo de endurecimento.

Pote de argila (Ray Robert Green/Demand Media)

Armazenando a argila

A argila de secagem natural secará sozinha se exposta ao ar, então é crucial mantê-la selada sempre. Guarde-a na bolsa plástica em que ela foi comprada e armazene-a em um recipiente hermético. Guarde o pote em um local fresco e com sombra, como um porão ou depósito. Ao utilizar a argila, remova apenas a quantidade que precisará para o projeto e guarde o resto imediatamente. Caso perceba que ela está começando a secar, coloque um pouco de água na bolsa plástica para umedecê-la.

Loading...

Escolha um projeto

Muitos ceramistas gostam de ser espontâneos ao mexer com argila e gastam algum tempo para experimentar diferentes ideias. Ao trabalhar com argila de secagem ao ar, é melhor ter o projeto em mente antes de iniciá-lo. Devido às propriedades do material, ela começará a secar assim que estiver fora do recipiente. Caso leve muito tempo experimentando, seu projeto começará a secar, ficando quebradiço e não podendo ser moldado mais. Portanto, escolha o que será feito antes de iniciar o trabalho.

Molde a argila

Molde sua argila em uma superfície plana coberta por lona. Isso manterá a umidade no material e impedirá seu projeto de grudar na mesa. Ao trabalhar, mantenha uma tigela de água próxima. Molhe suas mãos na água com frequência para manter a argila úmida. Caso perceba rachaduras aparecendo em seu projeto, tente utilizar uma esponja para umedecê-lo. Esfregue seu dedo sobre as rachaduras para suavizá-las.

Seque ao ar livre

Ao finalizar seu projeto, deixe-o em uma tábua para secar. Pode ser a mesma utilizada para modelagem, mas certifique-se de remover os restos de argila. Caso a base de seu projeto seja grossa, coloque-a em uma grade para secar igualmente. Coloque a tábua em um lugar seco com um bom fluxo de ar. Ela não deve ser colocada sob a luz solar, pois a argila pode rachar caso seque rápido demais. Tente colocar um plástico sobre seu projeto para que ele seque mais lentamente.

Finalize o projeto

Após a secagem, seu projeto está pronto para ser finalizado. Utilize um spray de laca ou um selador para manter as toxinas dentro da argila e proteger a escultura contra rachaduras. Pinte utilizando tinta acrílica. As peças de argila são feitas para exibições apenas e não devem ser manuseadas ou deixadas em ambientes externos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...