Faça você mesmo: Tijolo refratário de argila
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Tijolos refratários são os tijolos fabricados a partir de uma variedade especial de argila conhecida como refratária. Esta argila dá ao tijolo as propriedades resistentes ao calor, e é mais resistente a mudanças bruscas de temperatura ou repetidas, sem rachar ou perder força do que alguns outros tipos de argila. Artesãos usam frequentemente tijolos refratários para a construção de fornos e lareiras, e você pode fazê-los você mesmo com um pouco de esforço e acesso aos materiais corretos.
Step 1
Obtenha a argila refratária, você pode comprar esse material de empreiteiros ou fornecedores de cerâmica, ou encontrá-lo na natureza. Argila refratária é essencialmente a mesma que a argila normal, mas tem um teor de alumínio mais elevado e, por vezes, um teor de sílica superior também. Você pode encontrá-la ao ar livre em áreas onde escavações ou a erosão expôs as camadas de argila sob o solo. A refratária é a camada de argila de cor clara que tem a consistência aproximada de massinha. Certifique-se que a argila está livre de material orgânico, como raízes de plantas e musgo, que queimam no forno e fazem tijolos não adequados. A argila também deve estar livre de areia ou pedras. Se você colheu a argila do solo, seque-a e pulverize-a a um pó para misturar mais fácil.
Step 2
Misture a argila para criar adobe ou tijolos. Para criar adobe ou tijolos refratários básicos, misture a refratária com areia grossa (por exemplo, areia de rio) numa proporção de um-para-um e agite lentamente em água até a argila atingir a consistência desejada. Se for fazer adobe, forme a mistura refratária em tijolos de adobe, cubra-os com plástico e deixe secar. Se você tiver acesso a um forno, você pode criar os refratários queimando os tijolos de barro até 540°C. Certifique-se que o aumento de ajuste de temperatura é lento, uma vez que aquecer os refratários muito rapidamente no forno pode causar problemas estruturais.
Step 3
Construa o seu produto final com o barro. É possível usar argamassa para segurar os tijolos refratários ou o adobe juntos. Para o fazê-lo, misture o refratário com argamassa de areia numa proporção de um-para-um. Misturar o refratário com barro comum ou areia fina peneirada também resulta em uma argamassa que é excelente para criar a camada de calor refratário superior depois de definir os tijolos. Permita que a argamassa refratária seque por vários dias.
Referências
Dica
- Para criar uma argamassa de secagem mais rápida, experimente adicionar cimento na mistura. O cimento faz com que a argamassa seque em poucas horas.
- A chave para conseguir tijolos de sucesso está em experimentar com diferentes proporções de argila, água, areia para atingir a consistência desejada.
Advertência
- Sempre use equipamentos de segurança e tome as devidas precauções quando se opera um forno.
Sobre o Autor
Crispin Trubiano has been working as a freelance writer since 2010. His articles appear on various websites, where he specializes in areas such as technology, health, television, film, literature and music. Trubiano currently studies sociology at Roger Williams University.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images