×
Loading ...

O que é plastisol de PVC?

Plastisóis são o resultado da dissolução do plástico cloreto de polivinil (PVC) em um aditivo plastificante. O PVC é um plástico duro, comumente utilizado em encanamentos. Quando misturado a um plastificante, ele se torna mais suave e passa a ter um ponto de fusão mais baixo. Isto acarreta em diversas vantagens e aplicações industriais, particularmente na fabricação de objetos de plástico e na impressão têxtil.

Plastisóis de PVC são usados em impressão têxtil (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Desenvolvendo plastisóis de PVC

O PVC é um termoplástico, o que significa que se transforma em líquido quando aquecido. Outra maneira de torná-lo líquido é dissolvê-lo em um plastificante, produzindo um plastisol. Quando aquecidos em conjunto a 177 graus Celsius, os dois materiais se dissolvem. Eles permanecem líquidos até atingirem 60 graus Celsius outra vez.

Loading...

Vantagens do plastisol de PVC

Em alguns casos, o ponto de fusão do PVC é superior à temperatura de dissolução do seu plastisol, o que significa que menos energia é necessária à produção do plastisol. Outro benefício é a temperatura relativamente baixa em que o plastisol endurece. Isso o torna mais versátil em seu uso industrial, e permite o uso de máquinas mais baratas ou menos sofisticadas.

Usos na produção de objetos plásticos

Um dos principais usos do plastisol é a fabricação ou revestimento de objetos em plástico, como acessórios de jardim, para protegê-los das intempéries. Um dos métodos de fabricação é conhecido como moldagem de lama. Nela, o plastisol é posto em um molde que, em seguida, gira em alta velocidade para garantir que as cavidades do molde sejam preenchidas. Isto difere da moldagem por injeção utilizada com o PVC puro, que se dá em temperaturas mais elevadas.

Uso na impressão têxtil

O plastisol é usado em lugar de tinta na serigrafia de estampas ou logotipos em tecido. O material produz impressões fortes e duráveis. A tinta plastisol não seca na impressora, e dispensa lavagem com água, podendo estar a impressora longe de fontes de água. Depois de impresso o item deve ser curado a 180 graus Celsius para secar a tinta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...