Pessoas com triglicerídeos altos podem comer batata-doce?
Image by Flickr.com, courtesy of thebittenword.com
Para promover a boa saúde geral, o objetivo é fazer com que seus níveis de triglicerídeos (gorduras) fiquem abaixo de 150 miligramas por decilitro (mg/d). Qualquer coisa acima disso é considerada alta. E quanto maior for o valor, maior será o seu risco de doença cardíaca. Modificar sua dieta e rotina de exercícios pode diminuir os níveis de triglicerídeos.
Dieta de redução de triglicerídeos
Uma dieta de redução de triglicerídeos contém pouco açúcar, gorduras e calorias. Os triglicerídeos são a forma de gordura que circula pelo sangue, e comer muitas frutas e vegetais é uma boa maneira de reduzi-los. Você pode comer batata-doce se estiver seguindo esse tipo de dieta.
Batata-doce
A batata-doce é uma raiz e um carboidrato complexo. Ela é uma boa fonte de vitaminas A, E e B6. Também é rica em fibras e tem quantidades adequadas de potássio, ferro, cobre e manganês, de acordo com o site World'sHealthiestFoods.com. Esse alimento rico em nutrientes é uma boa escolha para alguém com a taxa de triglicerídeos alta.
Inhame
O inhame também é uma raiz e pode ser um substituto da batata-doce. No entanto, de acordo com a Associação Americana de Dieta, eles não são a mesma coisa. O inhame contém mais açúcar e não tem tantas vitaminas quanto a batata-doce. Por isso, prefira a batata ao inhame.
Porção recomendada
De acordo com o artigo da Universidade de Washington sobre diminuição de triglicerídeos, 1/4 de xícara de batata-doce é a porção recomendada. Como ela é um alimento rico em amido, deve ter sua porção controlada.
Preparação ideal da batata-doce
A batata-doce cozida com casca é uma boa escolha de preparação. Você também pode misturar as batatas e acrescentar um pouco de sal, noz-moscada e canela. Evite receitas que exijam a adição de açúcar e gordura. Limite a ingestão de batata-doce cristalizada ou de torta de batata-doce.
- University of Wisconsin [em inglês]
- "Exercise Physiology Energy, Nutrition, and Human Performance;" William McArdle, Frank I. Katch and Victor L. Katch; 1991 [em inglês]
- American Dietetic Association [em inglês]
- Image by Flickr.com, courtesy of thebittenword.com