Prevenindo cabelos brancos: alimentos que contêm catalase
Creatas Images/Creatas/Getty Images
Os pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg e da Universidade de Bradford descobriram que os cabelos brancos são causados pelas grandes quantidades de peróxido de hidrogênio que se acumulam nos folículos capilares, clareando o cabelo e impedindo a melanina de sintetizar pigmentos. De acordo com o Instituto de Saúde dos EUA (National Institute of Health), a quantidade de peróxido de hidrogênio no corpo deve ser reduzida por enzimas antioxidantes, como a catalase, que quebram o elemento em água e oxigênio. Muitos alimentos contêm catalase, e incluí-los em sua dieta pode prevenir ou combater as consequências do envelhecimento, como cabelos cabelos brancos.
Bife de fígado
Eising/Photodisc/Getty Images
O bife de fígado possui altas concentrações de catalase, e é um dos melhores alimentos para quebrar o hidrogênio que causa os cabelos brancos. Ele também é rico em proteínas, vitamina A, ferro e zinco, mas contém muita gordura trans e colesterol, que pode ser prejudicial à saúde. Incluir porções limitadas de bife de fígado à sua dieta, juntamente com frutas e legumes que contêm catalase, é a melhor maneira de combater os cabelos grisalhos, e, ao mesmo tempo, manter a saúde do coração.
Vegetais
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
Os abacates são uma fonte rica em catalase, mas possuem uma quantidade de gordura muito alta para serem consumidos com frequência. De acordo com o Centro de Ciência a favor do Interesse Público (Center for Science in the Public Interest), instituição americana, as batatas-doce contendo catalase são os vegetais mais nutritivos. Todas as batatas, na verdade, são uma fonte barata de catalase. Outros vegetais ricos incluem o alho-poró, cebolas, rabanete, couves, cenoura, espinafre, pepino, nabo, aipo e repolho-vermelho, enquanto a abobrinha contém uma quantidade menor.
Frutas
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Abacaxi, cerejas, damasco, bananas, melões, quiuí e pêssegos possuem a concentração mais alta de catalase dentre todas as frutas, se consumidas frescas e cruas, já que o calor diminui a atividade da enzima. Alimentos processados contêm menor concentração de catalase. Maçãs, peras e uvas contêm um pouco da proteína, mas não tanto quanto as demais frutas.
Outros
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Embora todas as células vegetais contenham catalase, algumas possuem uma maior concentração do que as outras. Plantas novas, recém-germinadas, como os rebentos de trigo, lentilhas, trevo, couve-de-Bruxelas e os brotos de plantas verdes escuras contêm muito mais catalase do que as mais antigas. Sementes de girassol, levedura, queijo e produtos lácteos contêm uma quantidade menor da enzima. Suplementos podem ser consumidos, mas eles não são eficientes como os alimentos frescos, integrais. Ingerir suplementos como manganésio, cobre, zinco e selênio ajuda o corpo a produzir mais catalase.
Referências
- Tandurust: Fontes de enzimas catalase em alimentos e peróxido de hidrogênio [em inglês]
- Food Reference: Nutrição da batata-doce [em inglês]
- National Institute of Health: Importância nutricional dos brotos de trigo [em inglês]
- National Institute of Health: Peróxido de hidrogênio no corpo humano [em inglês]
- Johannes Gutenberg University Mainz (JGU): Cabelo grisalho na idade avançada [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Cathryn Whitehead graduated from the University of Michigan in 1987. She has published numerous articles for various websites. Her poems have been published in several anthologies and on Poetry.com. Whitehead has done extensive research on health conditions and has a background in education, household management, music and child development.
Créditos Fotográficos
Creatas Images/Creatas/Getty Images