Dieta para um cão com síndrome de Cushing
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
A síndrome de Cushing, também referida como hiperadrenocorticismo, é um distúrbio mais comum em cães idosos. Sua causa pode estar relacionada ao diabetes, embora ele não seja um precursor requerido. Ela pode resultar da administração de esteroides, tal como prednisona. Nestes casos, a redução de seu uso pode ajudar a aliviar significativamente os sintomas. Quando ocorre naturalmente, o veterinário pode sugerir uma variedade de tratamentos, incluindo terapia medicamentosa, cirurgias e mudanças na dieta. Embora a cura completa seja menos provável, a doença pode ser controlada com sucesso por anos, melhorando consideravelmente a qualidade de vida para o cachorro.
Sintomas de síndrome de Cushing em cachorros
O sintoma mais comum observado em cães com a síndrome de Cushing é um aumento acentuado do consumo de água, denominado polidipsia. Muitas vezes, os cães com esta doença aumentarão seu consumo de água em duas a dez vezes a quantidade normal. Esse aumento pode levar à micção excessiva e possível ocorrência de acidentes no lar. A flacidez ou a barriga inchada e os afinamentos dos pelos também são frequentemente reportados. Se perceber esses sintomas, consulte o veterinário.
Dietas prescritas
Os medicamentos para normalizar a função adrenal podem ser úteis no tratamento de Cushing. Além disso, considere modificar a dieta do cão. Converse com o veterinário sobre as opções de rações prescritas. As dietas tal como Hill's i/d, que fortalecem a saúde digestiva, podem ser uma boa escolha. Certifique-se de fazer a transição para um novo alimento lentamente para evitar desconforto digestivo. No primeiro dia, misture a ração habitual do cão com o novo alimento em uma proporção de três partes da dieta original para uma parte da nova dieta. Após algumas refeições desta mistura, vá até meio a meio e, finalmente, reduza a dieta antiga com algumas refeições de três partes da nova ração e uma parte da primeira.
Boas escolhas de dieta
A dieta recomendada para cães com síndrome de Cushing é descrita em Small Animal Clinical Nutrition III por Morris, et. al. Este relatório sugere focar em uma dieta equilibrada que seja rica em proteínas e pobre em fibras, gordura e purina. Evite alimentos ricos em purinas, tais como fígado, sardinha, rins, cavala, arenque e vieiras. Se não estiver usando uma dieta prescrita, verifique a lista de ingredientes da ração quanto a esses itens. Se uma dieta de alimentos crus ou uma ração tradicional estiver sendo fornecida, observe os ingredientes, tais como carne, frango, espinafre, lentilha, aspargos, cogumelos e ervilhas. Evite suplementos excessivos de cálcio, já que este pode contribuir para a calcificação. Não restrinja a ingestão de água.
Referências
Recursos
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images