Dietas para adolescentes com mais de 14 anos
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Os adolescentes devem evitar dietas milagrosas e técnicas para emagrecer que prometem ajudá-los a perder poucos quilos colocando a saúde em risco. Se você realmente deseja perder peso, precisa achar uma solução que seja séria e segura. Aprender a alimentar-se de forma sadia desde cedo é a melhor opção, sendo que esses hábitos alimentares saudáveis durarão por toda uma vida.
Considerações sobre a perda de peso
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images
Antes de escolher qualquer técnica para emagrecer, certifique-se de que você realmente está acima do peso. Consulte um médico para avaliar seu tipo físico e calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC de um adolescente é determinado pelo seu peso, altura, idade e sexo, em comparação às medidas de pessoas do mesmo grupo etário na tabela de crescimento do jovem.
Riscos da dieta
Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images
Dietas e remédios para o emagrecimento comprados sem receita estão disponíveis para aqueles que desejam emagrecer. Entretanto, não tome medicamentos sem receita médica para perder peso, pois isso pode ser muito perigoso. Além disso, iniciar e interromper dietas pode ter resultados negativos. Um estudo realizado em Harvard pelo serviço educacional online para a saúde dos adolescentes, chamado Overweight Teen, afirma que meninas que habitualmente começavam diversas dietas acabavam ganhando em média 700 gramas a mais do que aquelas que não faziam dieta. O meninos que se envolviam em dietas, por sua vez, ganhavam 1 kg a mais do que aqueles que não iniciavam nenhuma dieta.
Carboidratos
Creatas Images/Creatas/Getty Images
Não é incomum ouvir que alimentos ricos em carboidratos não são bons. Muitos adolescentes evitam carboidratos, acreditando que eles contribuem para o aumento do peso. É verdade que biscoitos, doces e sorvetes estão repletos de carboidratos, mas eliminar esses e outros alimentos ricos em carboidratos por completo é um erro. É preciso consumir carboidratos diariamente para fornecer energia ao corpo. O importante é consumi-los de fontes saudáveis, como grãos integrais, frutas e vegetais, além de apreciar petiscos com moderação.
Princípios da alimentação saudável
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
Consumir grãos integrais é essencial. Isso significa que, ao invés de comer batatas fritas ou um sanduíche de pão branco, deve-se optar por biscoitos integrais e sanduíche de pão integral. Coma um mínimo de cinco porções por dia de frutas e vegetais. Entretanto, um adolescente que deseja perder peso deve consumir mais dessas porções em substituição aos alimentos não saudáveis. Por fim, em toda refeição, deve-se ter uma fonte de proteína. Feijões, ovos mexidos ou carne estão entre os alimentos ricos em proteína.
Exercícios
Jupiterimages/Pixland/Getty Images
Para perder peso não se deve apenas mudar sua alimentação, mas também viver de forma saudável. Quando um adolescente tenta perder peso sem se exercitar regularmente, ele observará que será mais difícil emagrecer, assim como é mais difícil a manutenção do peso desejado. Pratique 60 minutos de atividade física diariamente.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Tyra Marieza launched her writing career in 2009. She now publishes articles for various websites, covering topics such as health, parenting and current events. While attending college, her work received awards for Best Poetry and Outstanding Persuasive Writing. Marieza attended Kansas State University and studied international business.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images