O que acontece ao adicionar sal à água
DRW & Associates Inc
Quando o sal é adicionado à água, ele se dissolve em suas moléculas componentes até que o máximo de íons de sal que a água pode suportar estão flutuando ao redor das moléculas de hidrogênio e oxigênio. Quando isso ocorre, a solução é chamada de "saturada". Quando mais sal é dissolvido, íons de sódio e cloreto colidem entre si e se recombinam em cristais de sal. Esse fenômeno é conhecido como "precipitação", porque o sólido formado cai no fundo da água. Sais são "hidrófilos", ou seja, são atraídos pela água. Essa atração facilita uma forma familiar de precipitação: gotas de chuva se formam ao redor de minúsculos cristais de sal nas nuvens, fazendo com que ela possua um gosto levemente salgado.
O Básico
Eletrólitos
O sal não conduz bem a eletricidade no estado sólido, mas em estado fluido (líquido) ele forma uma solução que pode conduzir eletricidade muito bem. A condutividade depende do tipo de sal utilizado, mas esse líquidos, chamados soluções eletrolíticas, são ótimos portadores de compostos necessários pelo organismo humano. Os impulsos elétricos gerados pelo cérebro produzem oxigênio livre, que é usado pelo sangue. As moléculas de sal são classificados em eletrólitos (sódio, potássio ou cálcio) e cloretos em solução: o cloreto é bombeado pelo sangue e pelos rins para a urina, e os eletrólitos são distribuídos pelo sistema neuro-muscular em um processo que os atletas chamam de re-hidratação.
Propriedades coligativas
Qualquer solução difere de sua composição original porque a adição de moléculas, mesmo quando não formam novos compostos, muda o peso molecular do líquido e afeta suas propriedades. A água salgada é mais densa que a água pura e também congela mais lentamente. Enquanto ela congela, porém, o sal migra para os limites do líquido, tornando-o mais pesado e mais saturado e então abaixa seu ponto de congelamento. No outro extremo do estado da matéria, quanto mais densa seja a água salgada mais calor ela requer para evaporar, até que a água acabe, deixando uma camada de sal. Cozinheiros esperam a água na panela ferver para adicionar sal, para não retardar o aquecimento. Essas qualidades, conhecidas como "propriedades coligativas", ajudam os cientistas a determinar o peso molecular da água salgada. Se a massa, a pressão atmosférica e o ponto de ebulição do líquido podem ser medidos, então os cientistas podem subtrair o peso molecular da água para descobrir que sais estão presentes.
Mais Artigos
Como calcular o pH do NaOH→
Diferenças entre o sal e o bicarbonato de sódio para crianças→
Quais são os três gases mais abundantes na atmosfera terrestre?→
Reação entre ácido sulfúrico e água sanitária→
Como converter gramas para a concentração de mol/L→
Como calcular a porcentagem de sólidos por peso→
Referências
Recursos
Sobre o Autor
An avid perennial gardener and old house owner, Laura Reynolds has had careers in teaching and juvenile justice. A retired municipal judgem Reynolds holds a degree in communications from Northern Illinois University. Her six children and stepchildren served as subjects of editorials during her tenure as a local newspaper editor.
Créditos Fotográficos
DRW & Associates Inc