O que acontece ao adicionar sal à água

Sal adicionado à água

DRW & Associates Inc

Quando o sal é adicionado à água, ele se dissolve em suas moléculas componentes até que o máximo de íons de sal que a água pode suportar estão flutuando ao redor das moléculas de hidrogênio e oxigênio. Quando isso ocorre, a solução é chamada de "saturada". Quando mais sal é dissolvido, íons de sódio e cloreto colidem entre si e se recombinam em cristais de sal. Esse fenômeno é conhecido como "precipitação", porque o sólido formado cai no fundo da água. Sais são "hidrófilos", ou seja, são atraídos pela água. Essa atração facilita uma forma familiar de precipitação: gotas de chuva se formam ao redor de minúsculos cristais de sal nas nuvens, fazendo com que ela possua um gosto levemente salgado.

O Básico

Cristais de sal

Eletrólitos

Água com sal

O sal não conduz bem a eletricidade no estado sólido, mas em estado fluido (líquido) ele forma uma solução que pode conduzir eletricidade muito bem. A condutividade depende do tipo de sal utilizado, mas esse líquidos, chamados soluções eletrolíticas, são ótimos portadores de compostos necessários pelo organismo humano. Os impulsos elétricos gerados pelo cérebro produzem oxigênio livre, que é usado pelo sangue. As moléculas de sal são classificados em eletrólitos (sódio, potássio ou cálcio) e cloretos em solução: o cloreto é bombeado pelo sangue e pelos rins para a urina, e os eletrólitos são distribuídos pelo sistema neuro-muscular em um processo que os atletas chamam de re-hidratação.

Propriedades coligativas

Propriedades coligativas

Qualquer solução difere de sua composição original porque a adição de moléculas, mesmo quando não formam novos compostos, muda o peso molecular do líquido e afeta suas propriedades. A água salgada é mais densa que a água pura e também congela mais lentamente. Enquanto ela congela, porém, o sal migra para os limites do líquido, tornando-o mais pesado e mais saturado e então abaixa seu ponto de congelamento. No outro extremo do estado da matéria, quanto mais densa seja a água salgada mais calor ela requer para evaporar, até que a água acabe, deixando uma camada de sal. Cozinheiros esperam a água na panela ferver para adicionar sal, para não retardar o aquecimento. Essas qualidades, conhecidas como "propriedades coligativas", ajudam os cientistas a determinar o peso molecular da água salgada. Se a massa, a pressão atmosférica e o ponto de ebulição do líquido podem ser medidos, então os cientistas podem subtrair o peso molecular da água para descobrir que sais estão presentes.

eHow Brasil
×