Por que o sal na água pode conduzir eletricidade
Para entender a razão pela qual a água salgada conduz energia elétrica, nós precisamos primeiro entender o que é a eletricidade. A eletricidade é um fluxo constante de elétrons ou partículas eletricamente carregadas por meio de uma substância. Em alguns condutores, como o cobre, os próprios elétrons são capazes de fluir pela substância, carregando a corrente. Em outros condutores, como a água salgada, a corrente é movida por moléculas chamadas de íons.
Dissolvendo a água salgada
A água pura não é muito boa condutora e apenas uma pequena porção de corrente pode se mover por ela. Porém, quando o sal, ou o cloreto de sódio (NaCl) é dissolvido nela, as moléculas do sal se dividem em duas partes, um íon de sódio e um íon de cloro. O íon de sódio possui um elétron faltando, o que o dá uma carga positiva. O íon do cloro possui um elétron extra, o que o dá uma carga negativa.
Criando uma corrente
Uma fonte de eletricidade mandando corrente pela água terá dois terminais: um negativo, que conduz elétrons pela água, e um positivo, que os remove. As cargas opostas se atraem, de forma que os íons do sódio são atraídos para o terminal negativo, e os do cloro, para o positivo. Os íons formam uma ponte, com os íons sódicos absorvendo elétrons do terminal negativo, passando eles para os íons clorídricos e então, para o terminal positivo.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Isaiah David is a freelance writer and musician living in Portland, Ore. He has over five years experience as a professional writer and has been published on various online outlets. He holds a degree in creative writing from the University of Michigan.