×
Loading ...

Como pesar ouro

Pesar ouro não é tão simples quanto parece, já que o ouro na forma de moedas, barras ou joias quase nunca é 100% puro. Um pedaço de ouro puro é macio e pode ser facilmente danificado; por isso, ele é normalmente combinado com outro metal para torná-lo duro e resistente. No entanto, é fácil pesá-lo — basta saber calcular a quantidade real de ouro em um objeto.

Instruções

Aprenda a pesar ouro (scale image by Pontus Edenberg from Fotolia.com)
  1. Descubra a porcentagem de ouro em barras ou moedas de ouro. As barras apresentam esta informação impressa no próprio metal. Para as moedas, você precisa descobrir as especificações da peça — esta informação pode ser encontrada em qualquer catálogo que ofereça esse tipo particular de moeda. Quando conhecer essa proporção ou porcentagem, use uma balança de precisão para pesar a peça e, em seguida, calcular a quantidade de ouro real. Por exemplo, se você tem moedas Krugerrands de ouro, o percentual é padronizado em 22 quilates (91,67%). Se você pesar 10 Krugerrands e obtiver 283,5 g, basta multiplicar este valor por 91,67%. O resultado é que você tem 26 g de ouro.

    Loading...
  2. Aprenda a pesar e calcular o pennyweight de joias de ouro. A proporção de ouro real em joias é avaliado em quilates, que varia de zero quilates (teor de ouro igual a zero) a 24 quilates (ouro puro). Como joias de ouro são geralmente muito pequenas, os joalheiros expressam o peso em "pennyweight" (comumente abreviado para pwt). Um pwt é igual a 1/20 de uma onça de ouro.

  3. Determine a quantidade de ouro em uma peça de joalheria. A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar a marca do joalheiro, para determinar o número de quilates. Esta marcação pode ser muito pequena, de forma que você ocasionalmente precisará usar uma lupa para ler. Se você estiver usando uma calculadora, converta em notação decimal, dividindo o número de quilates por 24. Por exemplo, em uma peça de 18 quilates de ouro, divida 18 por 24 para obter 0,75 (o item possui 75% de ouro).

  4. Pese joias de ouro usando uma balança de precisão, como faria com barras de ouro. Multiplique o resultado pela percentagem de ouro no item (como explicado no Passo 3). Usando o exemplo daquele passo, se a joia pesar 11 g, você deve multiplicar este valor por 0,75 (o equivalente decimal de 18 quilates) para obter o resultado em ouro: 8,25 g.

  5. Expresse o peso do ouro em joias em pwt. Uma onça tem 20 ptw, então, basta converter o peso em gramas para onças (dividindo o valor por 28,3), e multiplicar este valor por 20. No exemplo do passo 4, o peso em onças seria 8,25 dividido por 28,3, ou 0,3 onças. Para encontrar o peso em pwt, basta multiplicar 0,3 por 20, o que corresponde a 6 pwt.

Loading...

O que você precisa

  • Balança de precisão
  • Calculadora (opcional)
  • Lupa (para algumas joias)

Referências

Loading ...
Loading ...