Qual a diferença entre planejamento e programação?
agenda image by Ploum1 from Fotolia.com
O planejamento e a programação andam de mãos dadas. Um plano é a teoria ou os detalhes de como um projeto será feito. Ele é usado para criar um roteiro para a realização de um objetivo. A programação, quando ligada a um plano, é a atribuição de horários e datas para as suas etapas específicas.
Planejamento
Um plano requer um objetivo e é o mapa do caminho que vai do momento atual até a meta futura. Os planos podem ser de curto ou longo prazo. Eles sempre envolvem detalhes e passos específicos que o orientam do início ao fim. Os planos devem sempre dar espaço para acontecimentos imprevistos; por exemplo, se uma parte dele depende de um fator externo, o plano deve contabilizar tal evento.
Programação
A programação é o processo de determinar horários e datas para alcançar objetivos específicos. A programação, como os planos, pode ser de longo ou de curto prazo. Muitas vezes, as programações de curto prazo são muito importantes e ligadas às de longo prazo. Quando se trabalha com um cronograma organizacional ou institucional, é importante que os diferentes colaboradores que trabalham no projeto coordenem os seus horários e tenham acesso às programações uns dos outros para garantir um fluxo de trabalho suave.
Ligando os planos à programação
Pegar um plano pronto e transformá-lo em uma programação executável pode ser uma tarefa muito complexa, dependendo do escopo do projeto. Os planos devem ser muito detalhados e completos. As estimativas devem ser precisas para determinar os cronogramas. Tenha sempre muita cautela. A ausência de uma estimativa adequada pode resultar no atraso de toda a programação.
Variações e contingências
O plano deve prever a possibilidade de variações imprevistas. Algumas coisas surgem de última hora, e o plano deve ter uma disposição para lidar com tais ocorrências. Por exemplo, se uma empresa cuida da fabricação de um novo produto e conta com um fornecedor externo para as peças, e esse fornecedor atrasa o envio, o que acontece? O plano deve ter uma solução para lidar com esse evento. Uma solução poderia ser trabalhar em outra fase do projeto que estava prevista para mais tarde.
Tecnologia
O gerenciamento de projetos de grande escala pode ser difícil de organizar, especialmente na gestão de diferentes departamentos, funcionários e recursos. Existem alguns programas excelentes, como o Microsoft Project, que ajudam nesse processo. Esse software pode ajudar tanto no planejamento quanto na programação, permitindo que o projeto seja flexível quando coordenado com as pessoas envolvidas.
Mais Artigos
Metas e objetivos de um departamento de compras→
Vantagens e desvantagens da gestão de recursos humanos→
As principais características das estratégias de nível de negócio→
Os elementos mais importantes de um plano de aula→
Quais profissões utilizam álgebra e geometria?→
Diferenças entre a avaliação formal e a informal→
Referências
Sobre o Autor
Erick Kristian began writing professionally in 2008. He has a strong background in business and extensive experience writing fiction and articles related to spirituality and self improvement which are published on growingeveryday.com. Kristian has written several screenplays, produced numerous films, published books and written numerous articles on a variety of subjects. He holds a Bachelor of Business Administration from Schulich School of Business.
Créditos Fotográficos
agenda image by Ploum1 from Fotolia.com