Descrição do trabalho de vendedor de sapatos

O vendedor de sapatos é o profissional encarregado de encontrar o modelo mais adequado ao cliente

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Existe uma brincadeira no ramo de calçados de que o verdadeiro vendedor de sapatos é como o príncipe do conto de fadas "Cinderela". Sua função é encontrar o modelo que seja mais perfeito e adequado para o cliente. A piada não está longe da verdade. Com a função de ajudar o consumidor a encontrar o melhor calçado, o profissional precisa entender as necessidades e os gostos de quem vai comprar. Conheça agora como funciona o trabalho do vendedor de sapatos.

O trabalho nos bastidores

Tudo começa nos bastidores. Por trás das lojas e das vitrines, longe dos olhos da maioria dos clientes, o vendedor de sapatos organiza o estoque. É sua função conhecer a estrutura da loja por modelo de sapato, cor e tamanho. O vendedor de sapatos deve saber, como ninguém, as novas tendências e os produtos que a loja vende. Só assim ele poderá oferecer as opções certas para cada tipo de cliente.

Estudo

Engana-se quem pensa que o vendedor de sapatos não precisa estudar. No mínimo, é preciso entender sobre as marcas e modelos que vende. Além disso, é fundamental ter noções sobre os materiais de que são feitos os calçados. Empresas de confecção promovem de tempos em tempos feiras de exposição para lançar novos produtos. São locais frequentados geralmente por empresários e donos das lojas, mas o bom vendedor fica sempre antenado nos catálogos de lançamentos para saber das novidades.

Primeiro atendimento

Na hora de atender, o vendedor se concentra primeiro no motivo que levou o cliente até a loja. Isto é, ele descobre o modelo que mais chamou a atenção do comprador, buscando entender o que exatamente a pessoa está procurando. A partir daí, ele seleciona informações como tamanho, cor e modelo. O bom profissional procura estabelecer uma conexão com o consumidor para que este saiba que ele está ali para ajudá-lo a satisfazer suas necessidades.

Relação com o cliente

A boa relação com o cliente é fundamental. Na hora de servir os sapatos, é importante ter à disposição uma espátula para facilitar o encaixe no pé. Um espelho baixo também é um bom instrumento para que o comprador consiga ver-se com o novo calçado. O objetivo é deixar o consumidor sempre em uma situação de conforto para que possa andar pela loja, sentir o novo sapato e decidir-se, sem pressa.

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