As diferenças entre o líder e o coordenador de equipe
Os locais de trabalho utilizam times/equipes para alcançar muitas das metas de uma empresa. Essas metas incluem implementação de um novo software (programa), desenvolvimento de novos produtos ou a construção de um novo equipamento. Cada equipe precisa de funcionários dedicados para o sucesso do projeto e um líder para ser responsável pelo supervisionamento. Muitas equipes usam tanto um líder quanto um coordenador de equipe para gerenciar o trabalho dos funcionários. Esses dois papéis servem a propósitos diferentes.
Papel de um líder de equipe
O líder de equipe é responsável por fornecer direções aos funcionários e aconselhá-los sobre como realizar atividades específicas. Ele geralmente se reúne individualmente com os funcionários para acompanhar seus progressos, localizar possíveis problemas e norteá-los para novas tarefas. Além dos encontros individuais, o líder de equipe faz reuniões com todo o grupo. Nessas ocasiões, eles procuram prover a equipe uma visão e/ou direcionamento, além de mantê-la focada nas suas metas. É ideal que o líder de equipe reconheça as realizações dos membros da equipe nessas reuniões. Além disso, ele também deve compartilhar seus próprios desenvolvimentos com o resto da equipe e pedir ajuda caso seja necessário.
Papel de um coordenador de equipe
Cabe ao coordenador facilitar as ações da equipe. Para isso, ele deve agendar encontros para que a equipe se reúna. Se um dos membros da equipe deixar o escritório para participar através de uma vídeo conferência, o coordenador deve lidar com os aspectos técnicos de configuração da ligação. Ele pode escrever uma ata e enviá-la por e-mail para os funcionários do grupo. Além disso, é papel do coordenador enviar e-mail para atualizar o time entre as reuniões. Quando faltam recursos aos membros das equipes para completar uma tarefa, cabe ao coordenador adquirir esses recursos.
Direção
Uma grande diferença entre um líder e um coordenador de equipe evolve a direção provida. O líder de equipe preenche o papel de gerenciar uma equipe e fornecer direções claras para a equipe como um todo e para cada membro individual. Já o coordenador de equipe ajuda o líder de equipe e os outros membros a atingirem as metas. O líder de equipe fornece as direções para o coordenador.
Comunicação
Um outra diferença se refere as questões de comunicação. O líder de equipe se comunica diretamente com o grupo e os funcionários. A comunicação do líder tem um impacto maior devido ao seu papel. O coordenador de equipe comunica os detalhes ao grupo e reitera a mensagem enviada pelo líder.
Mais Artigos
A descrição do trabalho de um assistente executivo do CEO→
![A descrição do trabalho de um assistente executivo do CEO](https://img-aws.ehowcdn.com/140x140p/photos.demandstudios.com/195/99/fotolia_4702060_XS.jpg)
Diferenças entre o expedidor e o coordenador de projetos→
![Diferenças entre o expedidor e o coordenador de projetos](https://img-aws.ehowcdn.com/140x140p/photos.demandstudios.com/51/30/fotolia_5792808_XS.jpg)
Objetivos do domínio afetivo →
![Objetivos do domínio afetivo](https://img-aws.ehowcdn.com/140x140p/photos.demandstudios.com/getty/article/148/230/86807669.jpg)
Quais os deveres dos técnicos e tecnólogos em radiologia?→
![Quais os deveres dos técnicos e tecnólogos em radiologia?](https://img-aws.ehowcdn.com/140x140p/photos.demandstudios.com/181/175/fotolia_422368_XS.jpg)
As duas principais funções da cultura organizacional→
![As duas principais funções da cultura organizacional](https://img-aws.ehowcdn.com/140x140p/photos.demandstudios.com/14/69/fotolia_3753480_XS.jpg)
Como fazer um portfólio para conseguir patrocinadores→
![Como fazer um portfólio para conseguir patrocinadores](https://img-aws.ehowcdn.com/140x140p/photos.demandstudios.com/getty/article/151/245/89793109.jpg)