Diferenças entre macacos do Velho Mundo e do Novo Mundo

spider monkey image by Grigory Kubatyan from Fotolia.com
Os macacos do Velho Mundo (Catarrhini) existem nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia e da África, embora o macaco do gênero Macaca viva no Japão. O habitat dos macacos do Novo Mundo (Platyrrhini) é nas áreas tropicais e subtropicais da América do Sul e Central. Os macacos do Velho e do Novo Mundo são de dois ramos evolutivos distintos e, embora sua aparência seja muito semelhante, após observá-los melhor é possível ver que eles têm muitas diferenças. Os macacos do Velho Mundo são divididos em duas famílias diferentes - Callitricidae, que inclui saguis e micos, e Cebidae, que inclui macacos-aranha e bugios. Os macacos do Novo Mundo também estão divididos em dois grupos - Cercopithecinae, que inclui babuínos e macacos, e Colobinae, que inclui o macaco-narigudo e colobus.
Características nasais
Macacos do Novo Mundo possuem o nariz achatado (platyrrhini), com narinas abrindo para os lados e bem abertas. Os macacos do Velho Mundo têm o nariz (catarrhini) caído, com as narinas mais próximas e abertas para baixo, uma característica também dos seres humanos.
Dentes
Os macacos do Velho Mundo têm dois pré-molares, feitos especificamente para afiar os caninos superiores. Os caninos do Catarrhini são grandes e afiados, com um diastema (espaço entre os caninos e incisivos). Os macacos do Novo Mundo possuem três pré-molares, sendo que o último molar muitas vezes é muito pequeno ou nem existe.
Caudas
O grupo Cebidae do Novo Mundo são os únicos macacos que têm uma cauda preênsil (cauda adaptada para agarrar e segurar). Os macacos do Velho Mundo não possuem cauda preênsil, mas têm calosidades isquiáticas ao redor da cauda e na parte inferior, que são densamente calejadas e feitas para sustentar o macaco sentado para se alimentar, dormir e descansar.
Dedos
Os macacos do Velho Mundo têm polegares inclinados e opositores, semelhantes aos dos seres humanos, exceto o Colobine africano, que possui polegares menores ou ausentes. Os macacos do Novo Mundo têm polegares que se alinham ao resto dos dedos, e usam o polegar e o próximo dedo como se fosse uma tesoura. Algumas espécies de macacos do Novo Mundo têm unha no dedão do pé, enquanto os macacos do Velho Mundo têm unhas em todos os dedos.
Habitat e alimentação
Os macacos do Velho Mundo podem viver em mais habitats do que as espécies do Novo Mundo, que são, em sua maioria, tropicais ou subtropicais e arbóreos. Os macacos do Velho Mundo são mais terrestres e capazes de passar longos períodos no solo, e espécies diferentes vivem em vários terrenos e climas, incluindo florestas tropicais, montanhas e margens de savana. Os macacos do Novo Mundo têm uma dieta que consiste principalmente de insetos pequenos e frutas. Eles dependem menos de folhas do que os macacos do Velho Mundo, que são principalmente folívoros (que se alimentam de folhas). Espécies diferentes de macacos do Velho Mundo comem frutas, insetos, cereais e grãos, bem como folhas, dependendo da espécie e do habitat em que vivem.
Referências
Sobre o Autor
Katy Willis has been writing articles since 2005, and writes regularly for several knowledge banks and product review sites. She's had articles published in the "Lynn News" and "Diva." She specializes in mental-health, healthcare, dementia, gardening-related topics, photography and LGBT issues. She earned a Bachelor of Science in mental health nursing and a bachelor's degree in English literature from the University of East Anglia.
Créditos Fotográficos
spider monkey image by Grigory Kubatyan from Fotolia.com