Diferenças entre as rodas de 15 e 16 polegadas
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
Tamanhos de roda são um objeto quente de debate tanto para a customização de carros de rua quanto de corrida. Quando se trata de fazer melhorias em veículos automotivos, poucas questões são tão contenciosas quanto "melhorar" as rodas do seu carro de 15 para 16 polegadas, e por boas razões.
Proporção
Assumindo que os pneus utilizados tenham o mesmo diâmetro, aros de 16 polegadas encurtarão a distância do aro ao trilho, reduzindo a altura da parede lateral do pneu em relação à sua largura (proporção).
Dirigibilidade
Reduzindo a proporção, diminui-se a propensão do pneu em flexionar-se nas curvas difíceis e esse é um método bem conhecido para melhorar a dirigibilidade. Aros de 16 polegadas são, muitas vezes, oferecidos como opções de fábrica exatamente por esse motivo.
Seleção do pneu
Em razão dos aros 16 estarem largamente obsoletos nos Estados Unidos, a opção de pneus é bem pobre. Esse é o único grande argumento para aro 15; é muito fácil encontrar pneus para todo tipo de superfície.
Apuramento do freio
Se há uma boa razão para pneus de 16 polegadas, é que eles podem fornecer espaço extra para quem deseja usar freios maiores e mais poderosos.
Alternativas
Modernos aros de 17 polegadas proporcionarão o apuramento do freio e a dirigibilidade do de 16, mas são quase tão bem apoiados por fabricantes de pneus como os de 15 polegadas.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Richard Rowe has been writing professionally since 2007, specializing in automotive topics. He has worked as a tractor-trailer driver and mechanic, a rigger at a fire engine factory and as a race-car driver and builder. Rowe studied engineering, philosophy and American literature at Central Florida Community College.
Créditos Fotográficos
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images