×
Loading ...

Como diferenciar joaninha macho e fêmea?

Joaninhas são pequenos insetos vermelhos com manchas pretas ou amarelas. O site The Everything Ladybug conta 5 mil espécies conhecidas, além de diversas espécies que ainda estão sendo descobertas. Apesar do nome, joaninhas podem ser macho ou fêmea, porém diferencia-las é um grande desafio.

Joaninhas podem ser encontradas em jardins (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Equívocos comuns

Grande parte das pessoas pensa que o número de pontos é o que determina o sexo. De acordo com o Everything Ladybug, as manchas servem como uma aviso aos predadores, ao invés de indicar o sexo do inseto. Joaninhas machos ou fêmeas podem ter o mesmo número e padrão de manchas. Por outro lado, joaninhas do mesmo sexo podem ter um padrão de local ou cor diferente, mesmo sendo da mesma espécie.

Loading...

Tamanho

Joaninhas variam de tamanho, segundo o site Bugs and Weeds, o qual já registrou joaninhas de aproximadamente 0,5 cm de comprimento, com apenas dois pontos e uma joaninha com 0,84 cm de comprimento e sete pontos. A National Geographic afirma em seu site que joaninhas podem variar de 0,84 cm a 1,01 cm de comprimento. Embora o tamanho não seja um indicador perfeito, os machos são um pouco menores do que as fêmeas.

Acasalamento

Se puder observar duas joaninhas em acasalamento será fácil dizer quem é o macho. Durante esse ritual, a joaninha macho subirá na fêmea e irá agarrá-la pela élitra -- "a casca dura e externa da asa da joaninha"--, explica LadybugLady.com. Nesse caso, a joaninha em cima é macho.

Microscópios

Segundo o site da Lady Blugady, a única maneira de se ter certeza absoluta do sexo de uma joaninha é ver os seus órgãos sexuais. Como elas são muito pequenas, você só poderá ver com microscópio e com um entomologista (cientista que estuda insetos) como guia. Nesse caso, você poderá ver claramente que a joaninha macho tem minúsculas estruturas semelhantes a pelos no último segmento do seu corpo, enquanto na fêmea não existe nada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...