×
Loading ...

Qual a diferença entre a borboleta monarca macho e fêmea

Quando você vê uma borboleta monarca, é possível que não tenha ideia se ela é macho ou fêmea. Percebe também que, com um olhar superficial, não conseguirá informações suficientes para descobrir. Se você estiver decidido a saber a resposta, poderá verificar o sexo de uma borboleta monarca pelas asas, abdômen, cor ou tamanho.

Borboletas monarcas são cheia de majestade (monarch butterfly image by Clarence Alford from Fotolia.com)

Formas diferentes do abdômen

O abdômen da monarca está presente na cauda, dividido em onze partes que abrigam os órgão genitais e outros órgãos. As fêmeas possuem um sulco na parte inferior do seu abdômen, enquanto os machos não.

Loading...

Claspers

Claspers são dois órgãos alongados e cônicos localizados na parte traseira do abdômen do macho. São utilizados para afivelar o abdômen da fêmea durante o acasalamento. A fêmeas não possuem claspers.

Asas

As asas de uma monarca permanecem do mesmo tamanho desde o nascimento até a morte. As borboletas do sexo masculino possuem as asas maiores e com mais volume em comparação as fêmeas. O grau da massa é determinado pela nutrição, obtida através das flores disponíveis e das condições meteorológicas. Asas com volume é muito importante, pois quanto maior, mais resistência durante a migração. As nervuras nas asas das fêmeas são mais espessas que dos machos.

Alars

Os machos possuem um saco preto saliente, chamado de alar, ao longo de uma veia em cada lado da sua asa posterior. O alar negro não é uma coloração e sim uma célula especial que produz um perfume para atrair a monarca fêmea. As fêmeas não possuem alar.

Cor e tamanho

Em algumas espécies, as monarcas do sexo feminino possuem uma cor mais escura e são menores que os machos. Isso permite que elas possam se misturar com folhas de plantas, onde depositam seus ovos.

Resumo

A borboleta monarca fêmea pões certa de 1.000 ovos no seu período de vida que dura de duas a seis semanas. A transformação do ovo em lagarta e para o casulo de borboleta é cheia de perigos e apenas um pequeno percentual consegue viver.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...