Como saber a diferença entre uma formiga e um cupim

Há formas de se distinguir entre um cupim e uma formiga

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Quando o clima esquenta, os cupins e as formigas aladas deixam suas colônias para formarem outras. Os dois insetos são chamados de "alados", formigas que atingiram a maturidade sexual e cupins, e possuem hábitos similares de convívio em grupo. Estes dois insetos são geralmente identificados de forma errada. Embora seja um erro comum, há meios de se saber se você está lidando com uma massa inofensiva de formigas ou com uma colônia de cupins destrutivos.

Verifique a coloração do inseto

Step 1

Cupins vivem em colônias e são sempre pretos

Comstock/Comstock/Getty Images

Observe a cor do inseto. As formigas geralmente são pretas, mas é comum apresentarem matizes de vermelho, marrom e até laranja. Os cupins são sempre pretos. Se o inseto alado não for preto, então é certeza ele não ser um cupim.

Step 2

Cupins apresentam antenas retas e com pequenas contas

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Identifique as antenas dos insetos e observe-as com cuidado. Se elas estiverem dobradas e formarem um ângulo, estes insetos são formigas. Os cupins possuem antenas retas, semelhantes às contas de um rosário.

Step 3

As asas posteriores de uma formiga são mais curtas que suas asas dianteiras

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Examine o tamanho das asas. Ambos possuem asas dianteiras e posteriores, mas o tamanho delas o ajudará a identificar o tipo de inseto. As asas posteriores de uma formiga são mais curtas do que suas asas dianteiras. As asas posteriores e dianteiras de um cupim têm o mesmo tamanho.

Step 4

A formiga possui uma cintura bem definida

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Verifique o corpo dos insetos. Veja o local onde o abdome se encontra com o tórax, ou onde as costas do inseto se encontram com o centro do corpo. Formigas possuem cintura bem marcada, semelhante a uma ampulheta. Os cupins são o oposto, têm cintura larga, sem afunilamento, que se estende até o tórax.

×