×
Loading ...

Como escrever uma boa análise de um conto

Escrever uma boa análise de um conto requer uma ou duas leituras da obra, muitas anotações e atenção aos detalhes. Analisar um conto não apenas lhe permite aprender mais sobre os elementos necessários para escrever uma ficção, mas a análise também pode lhe ajudar a saber mais sobre o autor da obra e, em muitos casos, algo sobre você próprio. Ainda que leitores diferentes possam analisar o mesmo conto e obter diferentes pontos de vista, há alguns elementos básicos que você pode procurar que lhe ajudarão a dissecar e entender melhor os contos que leu.

Instruções

Preste a atenção aos detalhes para escrever uma análise (Jetta Productions/Lifesize/Getty Images)
  1. Leia o conto uma vez como um leitor comum. Aprecie-o. Não seja crítico demais. Leia uma segunda vez com um caderno e caneta em mãos. Faça anotações sobre os personagens. Preste atenção principalmente aos objetivos e motivos deles e os métodos que eles usam para alcançar esses objetivos na história. Anote também sobre os contextos dos personagens e como esses contextos podem desempenhar um papel na forma como esses personagens se esforçam para obter seus objetivos.

    Loading...
  2. Escreva qualquer passagem que você acredita ser simbólica e que é usada durante a história para representar uma ideia. Anote sobre o tema geral da história. Pergunte-se algumas questões básicas. Alguns exemplos podem ser: Há uma moral na história? Qual é o ponto de vista do narrador? A história tenta ensinar algo ou é apenas uma escrita expositiva? As respostas dessas perguntas lhe ajudarão quando for escrever a sua análise do conto.

  3. Comece a sua análise com uma sinopse da história em si. Conte aos leitores a ideia básica da história sem entrar na estrutura do enredo. Apresente os personagens da história.

  4. Discuta o ponto de vista do autor na história e como você acha que esse ponto de vista ou a opinião dele afetou o resultado da história. Se, por exemplo, a história é sobre um serial killer sendo executado, mostre aos leitores a posição do narrador sobre a pena de morte e use exemplos da história que podem ter afetado o ponto de vista do leitor sobre a pena de morte.

  5. Examine o uso de símbolos e metáforas feitas pelo autor. Mostre aos leitores como esses símbolos e metáforas são usados e discuta a eficácia deles. Descreva o ambiente e clima da história e se esses elementos contribuíram para o sucesso geral da história. Se o autor prenuncia acontecimentos na história, dê exemplos de como esse prenúncio se relaciona com os acontecimentos prenunciados.

  6. Escreva alguns parágrafos discutindo o uso do espaço pelo autor. Escreva sobre ritmo e diálogo. Mostre aos leitores por meio de exemplos como o autor usa o diálogo para aprofundar a história. Discuta o uso de ação versus exposição. Uma análise crítica de um conto deve incluir informações sobre a história em si, a forma como o escritor manipula a história e o nível de habilidade dos aspectos técnicos da escrita do conto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...