×
Loading ...

Dilemas morais para crianças

Quanto mais cedo se ensinar as crianças a lidar com dilemas morais, mais fácil ela saberá como distinguir o certo do errado, preparando-se para tomar melhores decisões na vida adulta. Pais, professores e outras pessoas mais velhas devem orientar as crianças em relação aos seus questionamentos, servindo como exemplo e influência, além de poder encenar situações que forcem as crianças a refletir sobre suas escolhas. Como um pai ou outro adulto na vida de uma criança, pense sobre os tipos de dilemas que as crianças enfrentam e prepare-se para ensinar-lhes as habilidades necessárias para fazer as escolhas certas em suas vidas.

Crianças podem ter dificuldades ao enfrentarem dilemas morais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dilemas familiares

As crianças podem ser confrontadas com dilemas morais dentro da estrutura familiar. Ter os pais divorciados, por exemplo, pode deixar a criança dividida entre a mãe e o pai, o que levanta uma série de potenciais questionamentos. Alguns desses dilemas também podem estar relacionados com honestidade. Se um pai diz ao filho não dizer ao outro progenitor alguma coisa, isso pode fazer com que o menor tenha dificuldades em saber qual a melhor maneira de lidar com a situação. Dilemas familiares também podem existir entre irmãos. Se uma criança sabe que um irmão saiu de casa escondido, mas lhe foi dito para não contar aos pais, ela pode se sentir em dúvida sobre a coisa certa a fazer.

Loading...

Dilemas sociais

Um dilema social pode estar relacionado com as crianças e seus amigos. Quando começam a desenvolver amizades, elas podem enfrentar problemas ao se socializarem com os amigos de seus amigos. Se um amigo, por exemplo, está fazendo uma festa de aniversário e também convida alguém da turma que a criança não conhece, ela pode querer não ir à festa. Os pais devem conversar com os filhos sobre como tomar decisões nesses casos, fazendo perguntas do tipo: "Como isso faria o seu amigo se sentir?" e "É uma boa razão não ir a uma festa por causa de uma pessoa?".

Dilemas escolares

Dilemas relacionados com a escola fazem parte da experiência acadêmica de uma criança. Ela pode enfrentar problemas com um colega ou um professor em particular e é necessário refletir como lidar com a situação da melhor maneira possível. Alguns dilemas incluem decisões sobre faltar às aulas se a criança não gosta de um professor, não fazer a lição de casa porque prefere jogar videogame ou colar nos testes em sala de aula.

Comportamento

As crianças podem aprender sobre comportamento pessoal e como agir moralmente através de exercícios de desenvolvimento da personalidade. Pode-se criar jogos hipotéticos e fazer perguntas como: "O que você faria se uma senhora deixasse cair a carteira e fosse embora sem perceber?" e "O que você faria se realmente quisesse uma barra de chocolate, mas não tivesse dinheiro para pagar por isso?". Analise as respostas da criança para saber se ela tomaria as decisões corretas nesses casos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...