Como ensinar uma criança pequena a pedalar um triciclo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Embora um triciclo seja mais fácil de se pedalar do que uma bicicleta por causa da roda adicional, pedalá-lo pode ser difícil para muitas crianças pequenas. Quando uma criança pequena aprende as habilidades necessárias para mover os pedais e fazer o triciclo andar, a independência no veiculo virá logo em seguida. Ensine o seu filho a pedalar um triciclo e compartilhe a sua emoção quando ele conseguir fazê-lo.

Passo 1

Coloque o capacete na cabeça da criança para que ela crie o habito de sempre usar um capacete quando andar de triciclo ou bicicleta.

Passo 2

Ajuste o assento do triciclo para que os pés da criança alcancem facilmente os pedais. Quando os pedais estiverem em seu ponto mais baixo, assegure-se de que os pés da criança estejam em contato total com eles.

Passo 3

Ensine a habilidade de pedalar em uma superfície suave e lisa, sem inclinações ou declives. Uma superfície de concreto sem elevações ou buracos seria ideal.

Passo 4

Coloque seu filho no triciclo, com as mãos segurando o guidão. Ajude-o a colocar os pés nos pedais, se necessário.

Passo 5

Empurre o triciclo gentilmente com as mãos para movê-lo para frente. Geralmente os pedais rodarão junto com a roda da frente; logo, os pedais se moverão assim que você empurrar o veiculo.

Passo 6

Encoraje a criança a manter os pés nos pedais e empurrá-los com os pés e pernas. Se ela não conseguir impulsionar o triciclo com a força das próprias pernas, continue empurrando-a com os pés nos pedais para que ela aprenda a sensação de pedalar.

Passo 7

Continue praticando a pedalada, empurrando a criança até que ela consiga mover os pedais independentemente.

Mais recentes

×