Como diminuir a altura de uma porta sem tirá-la das dobradiças

••• woodworking plane image by Christopher Dodge from Fotolia.com

Quando uma porta é instalada corretamente, um espaço mínimo é deixado entre ela e o marco. Isso ajuda a obter a melhor vedação possível, enquanto a porta vai e vêm livremente presa nas dobradiças. Porém, de vez em quando, a casa pode se movimentar ou acomodar e o espaço entre a porta e o marco pode sofrer alguma alteração, fazendo com que a porta não se abra nem feche apropriadamente. Nesse caso, talvez seja preciso diminuir a altura dela. Se não conseguir retirá-la por algum motivo, você pode consertá-la mesmo presa às dobradiças.

Passo 1

Estenda a lona no chão, de modo que a porta abra sobre ela. Abra a porta e verifique se ela se movimenta sem agarrar na lona.

Passo 2

Feche a porta até tocar o marco. Desenhe uma linha ao longo do topo da porta, no local em que ela encosta no marco.

Passo 3

Coloque a cadeira entre a porta e a parede. Abra a porta de modo que encoste na cadeira e posicione a escada do outro lado da porta. Esse arranjo funcionará como uma escora para a porta ao mesmo tempo em que dará um pouco de espaço para você trabalhar.

Passo 4

Suba na escada até que seu peito chegue no topo da porta. Passe a plaina na parte de cima da porta até não conseguir mais ver a linha que você traçou. A porta deve fechar bem; se isso não acontecer, passe a plaina até conseguir o resultado desejado.

Passo 5

Lixe o topo da porta para dar um acabamento mais uniforme.

Mais recentes

×