Como diminuir a ardência da pimenta em um prato?

••• chili image by Silvia Bogdanski from Fotolia.com

Colocar pimenta demais em um prato pode arruiná-lo, sendo uma experiência dolorosa para quem gosta de pimenta e deixando o alimento intolerável para quem não gosta. Em alguns casos, por exemplo, você pode eliminar a ardência ao retirar pedaços de jalapeño do prato. Porém, se você misturou algo apimentado no prato, você terá que adicionar um novo ingrediente à receita, ao invés de retirar.

Pimenta demais, e agora?

Passo 1

Adicione líquidos ao prato, se possível e apropriado. Se você fez uma sopa que ficou apimentada demais, adicione caldo ou água à mais para reduzir a pimenta. Obviamente, a sopa ficará mais rala.

Passo 2

Adicione ingredientes extras, se houver a possibilidade. Faça isso independente de ter adicionado mais líquido ou não. No exemplo da sopa, você pode adicionar quaisquer ingredientes sólidos à mesma. Podem ser batatas, carne ou massa, por exemplo. Isso ajudará a reduzir a ardência caso você não possa adicionar água ou então ajuda a recriar a textura do prato original, no caso de adição de líquido. Ao passo em que estes itens não retiram o sabor da pimenta, ao adicioná-los, o prato ficará mais equilibrado.

Passo 3

Misture algum laticínio ao prato se você achar que pode dar certo. Se você fez ovos mexidos apimentados com batata, queijo e jalapeños, por exemplo, misture um pouco de creme azedo. Se você estava fazendo uma sopa de batata e alho-poró e colocou pimenta em flocos demais, adicione creme de leite. Estes produtos ajudarão no controle da ardência.

Passo 4

Adicione açúcar ao prato se nenhuma das dicas anteriores funcionar. Este método funciona bem com pratos asiáticos, pois este tipo de culinária geralmente combina doce e salgado, então a combinação não ficará estranha. Comece com quantidades pequenas, cerca de 1/2 colher de sopa de açúcar para cada porção de comida, e adicione mais, se necessário.

Mais recentes

×