Como diminuir o brilho depois de usar um verniz de alto brilho

••• Photodisc/Photodisc/Getty Images

Aplicar um verniz ou acabamento de alto brilho no seu projeto de artesanato ou madeira o deixará com uma camada brilhante. No entanto, o acabamento pode ficar mais brilhante do que o esperado, e você queria uma aparência mais opaca. Como a maioria dos vernizes é permanente, não existe uma solução rápida para reduzir o brilho. Pintar um acabamento de baixo brilho por cima do alto brilho é uma possibilidade, mas poderá diminuir a cor final ou alterar o resultado. O único método para diminuir o brilho é remover o verniz brilhante e reaplicar um novo acabamento.

Passo 1

Prepare a área de trabalho, de preferência no jardim ou na garagem, onde você pode lixar o verniz brilhante. Use uma máscara de proteção e tenha um aspirador de pó ou vassoura por perto.

Passo 2

Coloque a lixa mais áspera (geralmente uma de grão 60) no bloco lixador e comece a lixar com o grão. Use um pano limpo para limpar a poeira após o trabalho.

Passo 3

Remova a lixa áspera o papel do bloco e repita o procedimento com a lixa de grão médio. Limpe o pó novamente e repita o processo com uma lixa fina (é melhor usar uma lixadeira elétrica para projetos maiores).

Passo 4

Limpe a última camada de poeira do projeto com um pano limpo e úmido. Se lixar é muito cansativo e você deseja resultados mais rápidos, um produto líquido para tirar brilho ou decapantes químicos estão disponíveis para remover o verniz. Use o primeiro produto de acordo com as instruções do fabricante, pois ele precisa ser aplicado com cuidado e os produtos podem variar.

Passo 5

Inspecione o projeto para verificar se o acabamento brilhante foi removido. Aplique uma nova camada de poliuretano de baixo brilho ou outro revestimento fosco com um pincel. Os vernizes de baixo brilho também estão disponíveis em spray, o que pode reduzir o tempo de aplicação.

Mais recentes

×