A estrutura organizacional da Google
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De acordo com as revistas Fortune e All Business, a Google é a a quarta empresa mais admiradas dos EUA. Ela também apareceu como a melhor empresa para se trabalhar em 2007 e 2008. O principal motivo dessa admiração é sua estrutura multidisciplinar, que a Google mantém usando habilidades de liderança e técnicas de gerenciamento inovadoras.
História
Fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, a Google sempre operou com o lema "não fazer o mal". Esse código moral ajuda a guiar seus funcionários pois, em certo ponto, a Google transfere a eles a responsabilidade de seu gerenciamento. Para manter o espírito de inovação no qual a empresa se fundou, os funcionários da Google trabalham, de certa forma, para si mesmos. Eles têm a liberdade de gastar 70% do seu tempo em tarefas da empresa, 20% em projetos de sua escolha e 10% em novos projetos em qualquer área de seu interesse.
Gerenciamento
A regra "70-20-10" é uma diretriz gerencial, mas também permite que os empregados corram riscos. Os executivos da Google encorajam o contato direto entre empregados e gerentes, em vez de canais mais formais. Os executivos trabalham próximos aos seus subordinados e a outros departamentos, em um gerenciamento multifacetado. Comunicações abertas contribuem para a estrutura organizacional e sua política de ideias é uma das mais substanciais do meio, por dar aos funcionários uma sensação de estarem contribuindo para os objetivos da empresa.
Objetivos
Em vez de determinar objetivos, a Google ajuda seus empregados a atingir objetivos propostos por eles mesmos. A empresa vê seus gerentes como líderes que servem de inspiração e dão poder a seus subordinados. A Google controla as responsabilidades de seus funcionários da mesma forma que o governo americano: através de mecanismos de controle e equilíbrio. Todos os empregados determinam e avaliam objetivos a cada três meses, usando métricas escolhidas por eles mesmos para acompanhar seu progresso — mas a Google também fornece sugestões. Os supervisores agem como gerentes para certificar-se de que os empregados atinjam seus objetivos, mas os empregados os veem como líderes porque foram eles mesmos que determinaram os limites.
Efeitos
A liderança da empresa permite que os empregados mudem os parâmetros quando necessário. Eles são encorajados a liderar seu próprio trabalho, a avaliar seu desempenho e a propor formas melhores de cumprir suas funções. Os líderes da Google querem que seus empregados "pensem em voz alta" e promovam discussões abertas sobre seus objetivos e sobre os métodos para atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Por isso, quase todos os funcionários têm acesso à maioria das reuniões. A gerência da Google percebe que todos têm importância dentro da empresa e os funcionários, por sua vez, sentem a responsabilidade pelos resultados de seus projetos.
Benefícios
Os métodos da Google atraem talentos, pois a empresa acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam um controle burocrático e linear, a Google permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Esse tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boa vontade e orientação. Os empregados da Google adoram seu trabalho, não apenas por pequenas vantagens como horário flexível e bônus, mas porque amam o trabalho que vem de sua estrutura colaborativa.
Referências
- Harvard Business Review: Maquinário de inovação da Google baseado em engenharia reversa [em inglês]
- CNN Money: A solução dos 70% [em inglês]
- All Business: O melhor da categoria [em inglês]
- Business Today: O quarto ás da Google [em inglês]
- Personnel Today: A política de contratação da Google é a chave para seu sucesso como o melhor lugar para se trabalhar nos EUA [em inglês]
Sobre o Autor
Based in Green Bay, Wisc., Jackie Lohrey has been writing professionally since 2009. In addition to writing web content and training manuals for small business clients and nonprofit organizations, including ERA Realtors and the Bay Area Humane Society, Lohrey also works as a finance data analyst for a global business outsourcing company.
Créditos Fotográficos
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