Como dissolver polietileno
Comstock/Comstock/Getty Images
O polietileno é um termoplástico orgânico sólido com baixa temperatura de fusão. O plástico de polietileno possui várias utilidades, como folhas finas na indústria de embalagens, aparecendo também nas indústrias de processamento de alimentos, automobilística e impressão. O polietileno existe em duas formas: alta e baixa densidade, conhecidos respectivamente como HDPE e LDPE. As duas formas são altamente resistentes a ácidos, líquidos cáusticos alcalinos e solventes inorgânicos. Isso faz com que o polietileno seja útil como recipiente em laboratórios para armazenar ácidos e bases, porém, alguns solventes orgânicos como o benzeno e a acetona podem dissolvê-lo.
Step 1
Corte uma garrafa plástica de 500 ml em pequenos pedaços de cerca de 2 por 1 cm. Seque os pedaços com lenços de papel. Coloque três a cinco desses pedaços de polietileno em um vidro de relógio.
Step 2
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Meça cerca de 100 ml de acetona da garrafa de acetona com a proveta. A acetona é um líquido incolor, mas evapora muito facilmente e é altamente inflamável. Despeje os 100 ml de acetona no béquer seco.
Step 3
Solte um pedaço de polietileno dentro da acetona no béquer; ele será vagarosamente dissolvido e parecerá macio. Adicione mais um pedaço. Se os pedaços não se dissolverem em 15 minutos, despeje mais 100 ml de acetona no béquer.
Step 4
Comstock Images/Comstock/Getty Images
Cubra o béquer e deixe-o assim por alguns dias. Adicione um pouco mais de acetona, se necessário, para dissolver completamente os pedaços de polietileno. Agite com o o bastão de vidro para misturar a solução.
Recursos
Dica
- Despeje um pouco do polietileno dissolvido em um tubo de ensaio, cubra-o e agite-o várias vezes com o bastão de vidro. Adicione mais acetona para dissolvê-lo completamente.
Advertência
- A acetona é altamente inflamável. Não fume enquanto fizer este experimento. A acetona possui um odor desagradável e irrita os olhos e narinas. Use luvas e óculos de proteção e faça o experimento em uma sala ventilada.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images