Como é feita a cola branca?
NA/AbleStock.com/Getty Images
A cola não é uma invenção recente. Seu primeiro uso data da época dos Neandertais, há milhares de anos atrás. Ficou popular, no entanto, com artistas egípcios, romanos e gregos. Egípcios usavam-na frequentemente para produção de papiros, enquanto os gregos e os romanos utilizavam a cola para pisos de mosaico. Embora a cola branca de hoje em dia siga um diferente método de produção, é notavelmente parecida àquela criada e usada nos tempos antigos.
Ingredientes
A cola branca tradicional consiste em partes não desejadas de animais normalmente encontradas em matadouros. Estas partes incluem ossos, tendões, pés, peles, orelhas e rabos. No processo de fabricação moderno, substâncias químicas são adicionadas para tingir a cola, limpar as peles ou neutralizar outras substâncias químicas não desejadas.
Criando a mistura
Os fabricantes primeiramente lavam as partes dos animais em uma lavadora industrial. Em seguida removem qualquer sujeira que tenha sobrado na pele após o processo de lavagem. Depois de removida a sujeira, as peles são embebidas em água para amaciá-las. Adiciona-se cal para desmanchá-la. Finalmente, para remover o cal, são introduzidos ácido acético ou clorídrico na mistura.
Engrossando a mistura
Os fabricantes colocam a "mistura", ou a mistura de água-pele, para ferver em um tanque aberto. Esse processo de aquecimento engrossa o produto e o transforma em um "licor de cola". Depois que o licor de cola é aquecido e reaquecido várias vezes, ele é resfriado. Isso transforma o licor em um uma substância sólida gelatinosa.
Toques finais
Para remover qualquer resíduo, os fabricantes adicionam alúmen ou ácido. Se estiverem fazendo cola escolar tradicional, adicionam óxido de zinco ao licor da cola. Finalmente, colocam a substância gelatinosa em evaporadores à vácuo para secar a cola. Os evaporadores aumentam sua densidade. Depois de várias horas sendo refrigerada, a cola está pronta para ser colocada em frascos e enviada aos varejistas para venda.
Referências
Sobre o Autor
A graduate of McGill University, Natalia Evdokimova has worked on many publications since 2005, ranging from hyper-local to city-wide print and radio projects. She holds a Bachelor of Arts with a double major in history and international development studies.
Créditos Fotográficos
NA/AbleStock.com/Getty Images