Como limpar cadinhos

•••

Experimentos químicos e de fusão de metais geralmente empregam o uso de cadinhos em materiais derretidos para mudar suas propriedades. Qualquer pessoa que já usou um sabe que eles não são apenas uma peça inestimável para o funcionamento de um laboratório, como também são caros. Uma vez terminados seus experimentos, você precisa saber como limpar seus cadinhos com eficácia e sem causar danos à sua superfície para que possam ser usados novamente. Limpar substâncias químicas de porcelanas, ou resíduos de metais fundidos de platina é relativamente fácil. Você irá precisar de apenas algumas substâncias básicas e suprimentos.

Passo 1

Raspe gentilmente o resíduo deixado por materiais usados em seu experimento.

Passo 2

Encha seu cadinho de porcelana ou platina com bicarbonato de potássio fundido; essa substância estará em estado sólido. Você deve colocar bicarbonato suficiente para que cubra os restos do material de seu experimento. Então, se você precisar enchê-lo completamente, não hesite.

Passo 3

Coloque o cadinho em um maçarico e aqueça-o até que o bicarbonado fundido derreta e uma camada vermelha de sal de potássio apareça na superfície. Usando a barra de agitação, mexa o conteúdo algumas vezes. O procedimento inteiro deve levar aproximadamente um minuto.

Passo 4

Remova o cadinho da chama e retire o conteúdo. Se ele for feito de porcelana, vá para o passo 5. Se for feito de platina, coloque-o em um recipiente de vidro com ácido clorídrico (mistura de 20% com a água) fervente por três minutos.

Passo 5

Enxague-o com água quente. Para os cadinhos de porcelana, use um pano limpo para secar a superfície. Se for de platina, use a rede de náilon impregnada com alumina para completar a limpeza da superfície. Deixe-os esfriar.

Mais recentes

×