Como limpar cadinhos

Experimentos químicos e de fusão de metais geralmente empregam o uso de cadinhos em materiais derretidos para mudar suas propriedades. Qualquer pessoa que já usou um sabe que eles não são apenas uma peça inestimável para o funcionamento de um laboratório, como também são caros. Uma vez terminados seus experimentos, você precisa saber como limpar seus cadinhos com eficácia e sem causar danos à sua superfície para que possam ser usados novamente. Limpar substâncias químicas de porcelanas, ou resíduos de metais fundidos de platina é relativamente fácil. Você irá precisar de apenas algumas substâncias básicas e suprimentos.
Step 1
Raspe gentilmente o resíduo deixado por materiais usados em seu experimento.
Step 2
Encha seu cadinho de porcelana ou platina com bicarbonato de potássio fundido; essa substância estará em estado sólido. Você deve colocar bicarbonato suficiente para que cubra os restos do material de seu experimento. Então, se você precisar enchê-lo completamente, não hesite.
Step 3
Coloque o cadinho em um maçarico e aqueça-o até que o bicarbonado fundido derreta e uma camada vermelha de sal de potássio apareça na superfície. Usando a barra de agitação, mexa o conteúdo algumas vezes. O procedimento inteiro deve levar aproximadamente um minuto.
Step 4
Remova o cadinho da chama e retire o conteúdo. Se ele for feito de porcelana, vá para o passo 5. Se for feito de platina, coloque-o em um recipiente de vidro com ácido clorídrico (mistura de 20% com a água) fervente por três minutos.
Step 5
Enxague-o com água quente. Para os cadinhos de porcelana, use um pano limpo para secar a superfície. Se for de platina, use a rede de náilon impregnada com alumina para completar a limpeza da superfície. Deixe-os esfriar.
Referências
Recursos
Dica
- Para limpeza leve, use bissulfato ao invés de bicarbonato de potássio fundido.
Advertência
- Nunca esfregue um cadinho, pois você pode retirar o acabamento e torná-lo inútil para ser utilizado com substâncias químicas em segurança.
Sobre o Autor
Cassandra Tribe has worked in the construction field for over 17 years and has experience in a variety of mechanical, scientific, automotive and mathematical forms. She has been writing and editing for over 10 years. Her areas of interest include culture and society, automotive, computers, business, the Internet, science and structural engineering and implementation.